8 recomendações para quem andar na via pública esta quinta-feira e outras 6 para a frequência de edifícios - e, se puder, fique em casa

18 out 2023, 20:14
Mau tempo em Algés (Filipe Amorim/Getty Images)

Em causa está a situação meteorológica do país

A tempestade Aline, com uma combinação de chuva persistente e vento forte, pode criar alguns constrangimentos esta quinta-feira. Por isso, o principal conselho à população é que evite deslocações desnecessárias e se mantenha num local seguro.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estará atenta  à "probabilidade de ocorrência quer de inundações, quer de quedas de estruturas”. Os serviços municipais foram alertados para a necessidade de “garantir a total fixação das estruturas” de forma a evitar a respetiva queda e ainda para terem especial atenção à possibilidade de inundação das vias públicas.

Questionada pela CNN Portugal, a Proteção Civil explica que não existe qualquer indicação para encerramento de escolas. Numa situação destas, que não é de catástrofe, a ANEPC emite apenas recomendações gerais, cabendo depois aos serviços municipais de proteção civil adequar essas recomendações à realidade local e tomar as decisões que considerem necessárias, tal como aconteceu em dezembro passado.

O segundo comandante da ANEPC, Miguel Cruz, informou que o nível de prontidão do dispositivo da Proteção Civil vai subir de amarelo para laranja a partir das 00:00 desta quinta-feira. Isto significa que os operacionais vão estar mais alerta e a postos para dar resposta a qualquer ocorrência.

Não se espera ocorrência de cheias e inundações em larga escala em Lisboa. Segundo a ANEPC, os níveis de precipitação previstos são menores dos que foram registados em casos anteriores e não têm sido registados "episódios recorrentes" de chuva na capital nos últimos tempos. A Proteção Civil, a Autoridade Marítima e a Câmara de Lisboa emitiram uma série de recomendações à população. Fazemos aqui um resumo do que é importante saber nos próximos dias:

Na via pública:

  1. Avalie a necessidade de cada deslocação e de circulação na via pública. As deslocações que forem possíveis de evitar deverão ser evitadas. 
  2. Há empresas que vão adotar o teletrabalho, mas não é obrigatório. "As questões relacionadas com os aspetos laborais devem ser vistas com as respetivas entidades patronais, caso a caso”, disse Miguel Cruz, da ANEPC.
  3. Se tiver de circular, adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de “lençóis de água” nas vias rodoviárias. E não atravesse zonas inundadas.
  4. Tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.
  5. A Autoridade Marítima pede que sejam evitados os passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias.
  6. Evite também os passeios na frente ribeirinha. Evite o estacionamento de veículos muito próximo das zonas ribeirinhas.
  7. Não é aconselhável a prática de desportos aquáticos.
  8. A Autoridade Marítima apela ainda que não seja praticada pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba, “frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

Nos edifícios: 

  1.  Garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de materiais que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.
  2. Garanta uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas, prevenindo o seu desprendimento e queda na via pública.
  3. Acautele a reposição de coberturas de edifícios em obras.
  4. Limpe e desobstrua ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens.
  5. Reveja os sistemas de bombagem.
  6. Limpe algerozes e caleiras.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados