Temperaturas sobem ligeiramente, mas em algumas regiões do país podem ultrapassar os 30 graus

Agência Lusa , FMC
27 jun 2022, 11:04
Abertura da época balnear na Figueira da Foz

Há 16 concelhos em máximo de incêndio

Está prevista esta segunda-feira uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior e exceto na faixa costeira ocidental,  segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda, Porto e Viana do Castelo) e os 31 (em Faro).

O IPMA prevê no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado de norte/noroeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora durante a tarde, na faixa costeira e nas terras altas, em especial do Centro e Sul.

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, apresentam esta segunda-feira um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), refere também o IPMA .

O continente, as ilhas do Porto Santo, São Miguel, Faial e Flores (Açores) estão com risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Com níveis elevados de exposição à radiação, estão as ilhas da Madeira e Terceira, nos Açores.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

Risco de incêndio elevado em algumas regiões até sexta-feira 

Dezasseis concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro apresentam ainda um perigo máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Em perigo máximo estão os concelhos de Constância, Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Aljezur, Lagos, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro, em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados