Ator de Squid Game condenado por agressão sexual

CNN Portugal , BCE
15 mar, 16:25
Oh Young-soo (AP)

Oh Young-soo nega a acusação e já fez saber que vai recorrer da decisão

O ator sul-coreano Oh Young-soo, que recentemente ganhou um Globo de Ouro pelo seu papel na série Squid Game, da Netflix, foi esta sexta-feira condenado por agressão sexual.

Oh Young-soo, 79 anos, foi condenado a oito meses de pena suspensa e será obrigado a assistir a 40 horas de formação sobre violência sexual. Segundo o New York Times, o ator, que sempre negou a acusação, já fez saber que tenciona recorrer da decisão do tribunal de Seongnam, a sudeste de Seul, capital sul-coreana.

O ator começou a ser investigado em 2021, depois de uma atriz, que nunca chegou a ser identificada, ter apresentado queixa às autoridades, alegando que Young-soo lhe tocou de forma inapropriada. Os detalhes da acusação não são todos conhecidos, até porque muitas das audiências decorreram à porta fechada mas, segundo a acusação, em várias ocasiões entre agosto e setembro de 2017, Young-soo abraçou a atriz, segurou-lhe na mão e beijou-a no rosto. Os procuradores disseram ainda que Young-soo chegou a deitar-se no quarto da atriz e fez comentários inapropriados, de teor sexual.

Na altura, segundo o juiz Jeong Yeon-ju, a atriz contou o sucedido às pessoas que lhe eram mais próximas e chegou a descrever as situações no seu diário. Mais tarde, em março de 2018, recebeu ajuda psicóloga. Depois, tentou esquecer.

Até que o sucesso de ‘Squid Game’, que estreou em 2021, levou a atriz a exigir um pedido de desculpas ao ator.

Young-soo nega ter beijado a atriz e argumentou, em tribunal, que só lhe pegou na mão para a ajudar a carregar umas coisas. Apesar de ter acedido ao pedido de desculpas, o ator quis deixar claro que tal não se tratava de uma admissão de culpa. A defesa sublinhou ainda que a narrativa da mulher era inconsistente, mas o juiz considerou-a credível.

Poucos meses antes de ser acusado, em janeiro de 2022, Young-soo tornou-se o primeiro sul-coreano a vencer um Globo de Ouro como melhor ator secundário na interpretação do papel de Jogador número 001 na série Squid Game. Mais tarde, no mesmo ano, também foi nomeado para um Emmy pelo mesmo papel naquela que continua a ser a série mais vista de sempre na plataforma de streaming.

Na Coreia do Sul, porém, Young-soo já fazia sucesso muito antes de Squid Game, sendo considerado um dos atores de teatro mais talentosos do país, tendo já participado em mais de 200 peças de teatro. Mas esta acusação prejudicou a sua carreira muito antes de ser conhecida a decisão do tribunal, tando que o ator não integra o elenco da segunda temporada de Squid Game, cujo lançamento está previsto para este ano.

Artes

Mais Artes

Patrocinados