Ugarte: quanto recebe o Sporting por um negócio de 62,1 milhões de euros

7 jul 2023, 17:14
Vizela-Sporting (MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA)

Descontando os 20 por cento a entregar ao Famalicão e o valor da comissão de intermediação, SAD leonina encaixa cerca de 43 milhões de euros pelo médio que lhe custou 12,5 milhões de euros

Transacionado por 60 milhões de euros para o Paris Saint-Germain, Manuel Ugarte tornou-se na segunda venda mais cara da história do Sporting, apenas atrás da transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United em janeiro de 2020.

A SAD leonina detinha 80 por cento dos direitos económicos do futebol - 10 por cento foram adquiridos por €2M pouco antes da conclusão do negócio com a equipa francesa - sendo que os restantes 20 estavam ainda na posse do Famalicão, que foi reduzindo a percentagem de um bolo que era, aquando da mudança do uruguaio para Alvalade no verão de 2021, de 50 por cento de uma futura venda.

Assim, o Sporting terá de entregar ao emblema minhoto 12 milhões de euros pela transferência de Manuel Ugarte, o que reduz para 48 milhões de euros a faturação dos leões.

Tal como foi comunicado aos mercados, o Sporting garantiu que é o PSG quem vai suportar o valor do mecanismo de solidariedade da FIFA do médio de 22 anos: 3,5 por cento (2,1 milhões de euros) a distribuir em partes distintas pelo Famalicão e pelos uruguaios do Fénix. Em muitos negócios, o mecanismo de solidariedade descontado ao negócio, mas neste caso acresce aos 60 milhões de euros, o que eleva o custo da transferência dos parisienses para os 62,1 milhões de euros.

No mesmo comunicado disponível para consulta, o Sporting menciona encargos de intermediação de 4,6 milhões de euros. Contas feitas, a SAD leonina encaixa com o negócio um total de 43,4 milhões de euros.

Recorde-se que o Sporting contratou Ugarte no verão de 2021 por 6,5 milhões de euros + €1M de bónus, tendo, desde então adquirido outros 30 por cento do passe o médio ao Famalicão. Dessa fatia, os primeiros dez terão sido adquiridos no início da época 2022/23, tal como sugere o Relatório & Contas referente ao exercício de 2021/22 da SAD famalicense, que menciona a «alienação de 10% dos direitos económicos ao SC Portugal, pelo valor de 2 milhões de euros, que apenas depende da participação do atleta, como titular, em mais 3 jogos oficiais».

No início de junho deste ano, o Maisfutebol fez as contas ao que o Famalicão receberia caso o futebolista fosse vencido por 60 milhões de euros e ao que o Sporting já tinha pago aos minhotos, lucraram quase tanto pela transferência para o PSG como em todas as etapas do negócio com os verde e brancos.

À data, o Sporting já tinha desembolsado 10,5 milhões de euros por Ugarte, sendo que esse valor ainda aumentou em mais 2 milhões de euros quando adquiriu aos famalicenses a última tranche de 10 por cento: ao todo, Manuel Ugarte custou ao Sporting 12,5 milhões de euros, o que significa que, excluindo salários, o Sporting faturou (60-12-4,6-12,5) 30,9 milhões de euros com o médio.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados