Somincor, as minas que fizeram crescer uma região

conteúdo patrocinado
25 mar, 12:45
Somincor

Bem-vindos a mais um episódio de Marcas com História, a série da CNN Portugal que nos leva numa viagem pelas histórias inspiradoras por trás das marcas que moldam o nosso país e o mundo. Hoje, mergulhamos na trajetória fascinante da SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves-Corvo S.A., uma empresa que tem deixado uma marca indelével não apenas na indústria mineira, mas também na comunidade que a rodeia.

Inovação e compromisso

Fundada em 1980 após a descoberta de depósitos de sulfuretos em 1977, a Neves-Corvo é uma mina subterrânea com cinco jazigos de sulfuretos maciços, que oferece uma riqueza de metais básicos, especialmente cobre, estanho e zinco como refere António Salvador, administrador-delegado da SOMINCOR: “hoje somos o 6º maior produtor de cobre e o maior produtor de zinco na Europa. Temos uma dimensão bastante relevante, sobretudo na Europa, como produtores desses dois metais”. O início da exploração em 1988, fruto de uma parceria entre o Estado Português e a multinacional Rio Tinto, marcou o primeiro passo rumo a uma produção significativa de cobre e estanho nos anos seguintes. Em 2006, a transformação da lavaria de estanho numa lavaria de zinco aumentou ainda mais a produção. A fusão com a Lundin Mining nesse mesmo ano trouxe ainda mais experiência e recursos para a SOMINCOR, que desde então tem-se focado em melhorar continuamente o desempenho operacional da mina e na exploração de novos recursos. Hoje, a SOMINCOR orgulha-se de produzir concentrados de cobre, zinco e chumbo, processados localmente. Os concentrados são enviados para o Porto de Setúbal por via ferroviária (cobre e zinco) e para o Porto de Sines por via rodoviária (chumbo), garantindo eficiência logística e entrega de confiança. Além da instalações junto à Mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde e Almodôvar a empresa também possui uma instalação estratégica no Porto de Setúbal, o que facilita as operações de exportação desde o início das atividades em 1988. 

A Mina de Neves-Corvo, situa-se no Baixo Alentejo, “numa área que, em parte, é protegida, uma reserva da biosfera e, portanto, muito rica em fauna e flora”, explica Gonçalo Pernas, Chefe do Departamento de Comunicação e Responsabilidade Social da SOMINCOR. A inovação e o compromisso da SOMINCOR com a excelência na produção de metais básicos contribuem fortemente para o desenvolvimento regional e para a economia local.

Consolidação da SOMINCOR

Esta empresa tem uma trajetória impressionante desde finais de 1989, ano em que foi produzido o primeiro concentrado. Operando ininterruptamente desde então, a SOMINCOR explora cinco jazigos (Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador) e já identificou dois depósitos promissores, Semblana e Monte Branco, ainda não explorados. Da sua vasta e importante história destacam-se alguns marcos significativos como o início da produção de estanho em 1990 e a construção, pela SOMINCOR, do caminho-de-ferro entre a estação de Ourique e Neves-Corvo em 1992. Corria o ano de 2010 quando foi descoberto o jazigo de cobre da Semblana, seguido pela inauguração da instalação de deposição de pasta de rejeitados na Barragem do Cerro do Lobo em 2011. A lavaria do zinco foi ampliada para um milhão de toneladas em 2012. Mais recentemente, em 2022, o Projeto de Expansão do Zinco, maior projeto desde o inicio da exploração, totalizando um valor superior a 360 M€, foi concluído e já este ano, houve a expansão da Instalação de Rejeitados do Cerro do Lobo. A integração no grupo Lundin Mining consolidou a posição da SOMINCOR como a sexta maior produtora de cobre da Europa e a maior produtora de zinco na região. Pertencer a um grupo desta relevância proporciona uma vantagem significativa em termos de experiência e posicionamento no mercado, garantindo benefícios substanciais.

“Somos um dos maiores exportadores de Portugal; temos um enorme impacto na balança económica do país” destaca Gonçalo Pernas.

Capital humano inclusivo

O capital humano por trás do sucesso da SOMINCOR é excecional. Com uma equipa de aproximadamente 1300 trabalhadores internos e 1300 empreiteiros a tempo inteiro, a SOMINCOR é um motor vital da economia, estimando-se que gere ainda 5 mil postos de trabalho induzidos. É uma das principais exportadoras nacionais e uma das maiores empresas portuguesas, que mantém um compromisso profundo com as comunidades que impacta e com as quais interfere.

Operando 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano, dedica-se a garantir a competitividade contínua da empresa. Além disso, reconhece e promove a integração progressiva das mulheres no setor mineiro. Não há espaço para a ideia ultrapassada de que esta atividade é exclusivamente masculina. “Fazemos um esforço logo na contratação para que haja uma boa representação de mulheres”, refere António Salvador, e, em média hoje, cerca de 24 a 25% das contratações já são do sexo feminino. Esta empresa conta com mulheres em todos os setores, desde mineiras e operadoras de lavaria até técnicas superiores, engenheiras, chefes de departamento e diretoras. Mafalda Oliveira, Chefe de Departamento de Barragens e Resíduos Mineiros, afirma com orgulho: “considerando a minha formação, que é Geologia, eu fui a segunda mulher, em Portugal, a trabalhar Minas”. Está há 34 anos na empresa e realça o facto de esta sempre ter sido uma empresa “pioneira e proativa”. Em equipa, impulsionam e contribuem para a excelência e a diversidade, construindo um futuro brilhante para todos.


Segurança: prioridade absoluta!

A SOMINCOR tem um compromisso inabalável com a segurança de todos os envolvidos nas atividades da empresa. Ao juntar-se a esta empresa, todos os colaboradores passam por um período de formação obrigatório na qual são explicadas ao detalhe todas as normas de segurança das operações que implicam o bom funcionamento da instituição. Esta formação é direcionada para todos os trabalhadores, incluindo empreiteiros, e distingue-se pelo seu caráter minucioso e abrangente, abordando todos os riscos potenciais associados às suas tarefas.

A estes cuidados com a segurança acrescem rigorosas regras e procedimentos que exigem que cada pessoa realize uma análise prévia dos riscos de cada tarefa e implemente os controlos críticos necessários para eliminar ou mitigar esses riscos. Na SOMINCOR, o lema é "Zero Lesões”.

Para reforçar ainda mais a segurança, no fundo da mina, existem várias câmaras de refúgio, pontos de ar fresco e escadas de emergência prontamente disponíveis para os trabalhadores em caso de qualquer situação de risco. Além disso, existe na empresa um Grupo de Intervenção altamente treinado e preparado para lidar com qualquer emergência e um posto médico que se encontra operacional 24 horas por dia. Joana Serrão, mineira, destaca que se “nota uma evolução. Hoje em dia já temos telemóveis cá em baixo e a nível dos computadores, écrans e de segurança estamos a evoluir muito” A grande prioridade da SOMINCOR é “a segurança. Fazemos muito para que todas as pessoas possam voltar para casa sem qualquer lesão, sem qualquer impacto na sua vida. Isso inclui um conjunto vasto de regras e equipamentos importantíssimos para assegurar que as pessoas possam ter segurança caso algo corra mal” reforça António Salvador. 

 Compromisso ambiental: uma preocupação!  

Este é um tema de muita importância para a SOMINCOR que se estende ao impacto sobre as comunidades locais. Cerca de 94% da água utilizada nas suas operações é reutilizada, o que reflete um investimento anual significativo de cinco milhões de euros no tratamento de água industrial. Além disso, está previsto um investimento de oito milhões de euros na expansão da central de tratamento de água industrial.

De realçar o mais recente projeto inserido na política de consciência ambiental: a construção de um parque solar que será a maior Unidade Privada de Auto-Consumo da Europa. Esta iniciativa não só reduzirá em mais de 1/3 custo com eletricidade da empresa como também permitirá uma significativa diminuição das emissões de CO2, que se estima seja de cerca de 45.100 toneladas por ano.

A ampliação da Instalação de Resíduos do Cerro do Lobo para acomodar 50 milhões de metros cúbicos de resíduos, contribuindo para reduzir o impacto ambiental das operações e promover a sustentabilidade da mina de Neves-Corvo é mais um projeto feito a pensar na sustentabilidade do meio ambiente. Adicionalmente, houve um investimento na proteção e conservação da biodiversidade em Neves-Corvo. Esta área é reconhecida como Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 2017. As planícies de Castro Verde abrigam uma rica diversidade de espécies de aves, incluindo a abetarda e a águia-imperial-ibérica, uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e do mundo. Este território também é ideal para a preservação do lince-ibérico, graças ao seu baixo nível de intervenção humana e à presença do coelho-bravo. Como relembra Mafalda Oliveira: “não há impacto zero, nem há risco zero em nenhuma atividade humana, não é? Isso não existe e, portanto, também não existe na indústria mineira”, contudo ressalva que são fundamentais as questões da proteção, redução e sustentabilidade do impacto ambiental que considera assuntos fundamentais nesta e em toda a atividade humana.

A SOMINCOR está empenhada em promover a harmonia entre as suas atividades industriais e o meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e saudável para todos.

Importância da Comunidade Local

O investimento social ao longo dos anos não só beneficia o presente, mas também se concentra no futuro das comunidades locais, especialmente nas gerações mais jovens. Por isso, grande parte dos recursos da SOMINCOR são direcionados para a educação e o empreendedorismo, preparando os jovens para um futuro promissor. Isso não só é importante para eles, mas também para o desenvolvimento sustentável da região. Ao longo dos últimos 5 anos a empresa investiu mais de 1.5 M€ nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique. A empresa tem um compromisso claro e assumido de contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentável das comunidades onde opera, investindo no futuro e no bem-estar de todos os seus membros.

Tecnologia: um investimento para a segurança

O tempo das picaretas já lá vai! Hoje, o perfil de um mineiro ou de um operador de lavaria é totalmente diferente, com capacidades essenciais para operar máquinas e computadores. A SOMINCOR lidera o caminho da inovação tecnológica na indústria mineira. Muitas das operações são agora automatizadas, o que não só aumenta a eficiência, mas também melhora a segurança dos trabalhadores. A tecnologia desempenha um papel fundamental no funcionamento da empresa nomeadamente com a implementação da rede LTE(4G) no fundo da mina, que aprimora significativamente as comunicações e o rastreamento da localização dos trabalhadores. Além disso, a automação de diversos equipamentos operados no fundo da mina, controlados a partir da superfície é um exemplo do compromisso com a inovação e a excelência operacional. “Temos algumas máquinas que a partir da superfície são telecomandadas lá em baixo no subsolo. E o operador consegue fazer algum trabalho sem sequer ir lá abaixo nalguns tipos de máquinas que temos”, explica António Salvador e acrescenta “hoje dependemos muito de instrumentistas, analistas de dados, de pessoas com know-how em comunicações para poder fazer com que esta tecnologia toda funcione…”. O importante é melhorar a eficiência, segurança e sustentabilidade das nossas operações mineiras e os meios tecnológicos são meio caminho andado para que esses aspetos sejam assegurados. 

Retrospetiva e expetativa

Em 2023 a SOMINCOR obteve um crescimento importante na produção. A produção de metal contido em concentrados de zinco atingiu um total de 108.800 toneladas, um aumento de 26.400 toneladas em comparação com 2022, o que representa quase 60% do total deste minério produzido pelo grupo Lundin Mining. Além disso, a produção de metal contido nos concentrados de cobre alcançou 33.800 toneladas, um aumento de 1.900 toneladas em relação ao ano anterior. Para o ano de 2024, está planeado um crescimento adicional, com uma projeção de produção entre 120.000 e 130.000 toneladas de metal de zinco. Além disso, espera-se uma produção de metal de cobre entre 30.000 e 35.000 toneladas, necessário para a sustentabilidade da SOMINCOR numa indústria mineira internacional cada vez mais competitiva. Esta é uma história de sucesso que ainda tem muitos capítulos para contar.

Em suma, a SOMINCOR é muito mais do que uma empresa mineira. É uma fonte de inspiração e um exemplo de excelência, inovação e responsabilidade. A sua história é uma prova do que é possível alcançar quando se tem visão, determinação e um compromisso inabalável com o bem comum. Esta é, sem dúvida, uma marca com história verdadeiramente inspiradora.