Jovens refugiados aplaudidos por 75 mil adeptos no Arena de Munique

12 set 2015, 23:28
Bayern homenageou refugiados

Bayern solidário com os milhares de estrangeiros que têm chegado à Alemanha nos últimos dias

A chegada de milhares de refugiados à Europa, com destino final à Alemanha, tem sido um dos assuntos que tem marcado a atualidade e o futebol assumi-o em toda a plenitude quando este sábado os jogadores do Bayern Munique e do Augsburg subiram ao relvado do Arena de Munique acompanhados por crianças que chegaram àquele país nos últimos dias. Os mais de 75 mil adeptos responderam à iniciativa do clube bávaro com uma interminável salva de palmas.

Um gesto que visava demonstrar que a integração dos refugiados não é assim tão complicada. Cada jogador subiu ao relvado com uma criança alemã de um lado e um refugiado, cuja nacionalidade não foi revelada, do outro. Algumas crianças responderam com acenos tímidos para a multidão, enquanto outras não conseguiram esconder o deslumbramento de estar no centro do relvado rodeados por milhares de adeptos.
 

O Bayern, tal como a grande maioria dos clubes alemães, têm respondido aos apelos para apoiar os refugiados e já avançou, inclusive, com um milhão de euros para apoiar projetos de apoio relacionados com a integração dos muitos estrangeiros que têm pedido asilo político na Alemanha.

O Schalke também já tinha convidado dezasseis crianças de famílias que pediram asilo em Gelsenkirchen para participarem numa sessão de treino e para assistirem ao jogo deste domingo com o Mainz. O próprio Mainz também já tinha convidado os refugiados para assistirem aos jogos da equipa em casa.

Já este sábado, cerca 1.200 refugiados assistiram à vitória do Hertha sobre o Estugarda (2-1), um dia depois do clube de Berlim ter distribuído camisolas junto de refugiados provenientes da Síria, Afeganistão e Paquistão. «A nossa equipa é multicultural, é colorida e integrada. Era óbvio que o Hertha ia ajudar», destacou o presidente do clube Michael Preetz.

Já na quarta-feira, o presidente da federação alemã, Wolfgang Nierbach, visitou o SG Egelsbach que ajudou a formar uma equipa de emigrantes, chamada «Refugees United». «O que está a acontecer aqui é um grande exemplo», destacou o dirigente máximo do futebol alemão.

Cerca de 40 mil refugiados chegaram à Alemanha ao longo da última semana e até ao final da noite deste sábado eram esperados mais de 10 mil refugiados provenientes da Hungria.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados