Morreu o professor catedrático jubilado de sociologia António Teixeira Fernandes

Agência Lusa , FMC
24 ago 2022, 23:00
Morreu António Teixeira Fernandes (Fonte: Facebook de Eduardo Vítor Rodrigues)

Presidente da Câmara de Gaia destaca-o como "uma referência da sociologia e da universidade"

O professor catedrático jubilado António Teixeira Fernandes, que fundou o departamento e o curso de sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, morreu esta quarta-feira, confirmou à Lusa fonte da universidade.

Nasceu em 1939 em Urrô, freguesia do concelho de Arouca, distrito de Aveiro, e doutorou-se pela Universidade Gregoriana, em Roma, tendo fundado, em 1985, o curso de sociologia da FLUP.

Mais tarde, esteve envolvido na criação do Instituto de Sociologia, também no seio da mesma faculdade, e na criação, em 1991, da revista Sociologia.

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, teve Teixeira Fernandes como orientador de mestrado e doutoramento e destaca-o, numa publicação na rede social Facebook, como “uma referência da sociologia e da universidade”.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda “com amizade e profunda admiração, António Teixeira Fernandes, académico e pedagogo muito prestigiado e grande impulsionador da afirmação científica e curricular da sociologia”, lê-se na nota publicada na página oficial da Presidência da República.

O funeral está marcado para as 11:00 de quinta-feira, em Urrô.

País

Mais País

Patrocinados