Sismo de magnitude 6,9 abala Indonésia

Agência Lusa
18 nov, 16:15
Sismo

o sistema de alerta e prevenção da Indonésia, no portal da instituição, não detetou “nenhuma ameaça de ‘tsunami’”

Um sismo de magnitude 6,9 sacudiu esta sexta-feira a costa oeste da Indonésia, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), sem que haja, para já, informações sobre vítimas ou danos materiais.

O tremor de terra ocorreu pouco depois das 20:30 locais (13:30 em Lisboa), a uma profundidade rasa, cerca de 212 quilómetros a sudoeste da cidade de Bengkulu, disse o USGS.

Paralelamente, o Sistema de Alerta da Índia (IOTWMS) admitiu que o terremoto seja capaz de gerar um ‘tsunami’ na região do Oceano Índico “com base em dados e modelos históricos”, adiantando que está a analisar a situação e que, assim que houver novos dados, os divulgará.

A instituição indiana adiantou que o sismo, a sudoeste da ilha de Sumatra, teve uma magnitude de 6,6 na escala de Richter e que se situou a uma profundidade de 10 quilómetros. 

No entanto, o sistema de alerta e prevenção da Indonésia, no portal da instituição, não detetou “nenhuma ameaça de ‘tsunami’”.

O epicentro foi localizado perto da pequena ilha de Enggano. Moradores de Bengkulu, contactados pela agência noticiosa France-Presse (AFP), adiantaram que o sismo foi só sentido ligeiramente.

A Indonésia está localizada no "Anel de Fogo" do Pacífico, o que significa que é frequentemente abalada por sismos.

Em janeiro de 2021, um terremoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Sulawesi, matando mais de 100 pessoas e deixando milhares de outras desabrigadas, transformando edifícios numa pilha de metal retorcido e pedaços de cimento, na cidade costeira de Mamuju.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados