Turquia: menina de 10 anos resgatada após 90 horas debaixo dos escombros. A primeira coisa que pediu foi um copo de leite

9 fev 2023, 22:46
Menina de dez anos resgatada após 90 horas nos escombros

Equipas de resgate relataram que "ouviram barulho debaixo dos escombros" e conseguiram retirar Hilal Saglam "após um meticuloso trabalho de sete horas"

Uma menina de 10 anos foi retirada com vida dos escombros esta quinta-feira, cerca de 90 horas após o sismo que abalou a Turquia e a Síria.

De acordo com a CNN Internacional, que cita um comunicado do Departamento dos Bombeiros de Antália - que fizeram o resgate - Hilal Saglam permaneceu 90 horas debaixo dos escombros de um edifício em Hatay, na Turquia.

As equipas de resgate relatam que "ouviram barulho debaixo dos escombros" e conseguiram retirar Hilal Saglam "após um meticuloso trabalho de sete horas".

"A menina ferida, que foi colocada na maca com grande alegria e entre aplausos, foi transportada para o hospital para receber assistência", adianta o comunicado, que esclarece que a primeira coisa que a menina pediu quando saiu dos escombros foi um copo de leite.

O número de mortos no sismo que atingiu o sudeste da Turquia e a vizinha Síria na segunda-feira já aumentou para mais de 20 mil, de acordo com um novo balanço provisório divulgado esta quinta-feira.

Na Turquia, o mais recente balanço regista mais de 17 mil mortos e 70 mil feridos, de acordo com os números divulgados pela agência turca de emergência e desastres.

Já na Síria foram, até agora, registadas mais de 3.300 mortes, a maior parte nas áreas controladas pelos rebeldes, de acordo com a Reuters.

O mau tempo está a dificultar as operações de resgate e torna ainda mais difícil a situação de alguns dos sobreviventes, que sofrem com o frio e têm de recorrer a lareiras improvisadas.

O tremor de terra que sacudiu a Turquia ocorreu a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste do país, próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados