Sete mortos em ataque terrorista na Síria

Agência Lusa , WL
1 ago 2023, 16:00
Familiares de soldados do Estado Islâmico na Síria (AP)

Foi atacado comboio de vários camiões cisterna protegidos pelo exército

Um ataque liderado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) contra um comboio de camiões cisterna que transportavam combustível na Síria matou hoje sete pessoas, incluindo cinco soldados sírios, de acordo com uma ONG.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), o ataque ocorreu numa área de deserto sob o controlo do Governo sírio, localizada na província de Hama, no centro do país.

A ONG referiu que os membros do EI atacaram um comboio de vários camiões cisterna protegidos pelo exército, matando cinco soldados e dois motoristas.

Outras quatro pessoas ficaram feridas quando os jihadistas dispararam metralhadoras e foguetes antitanque, acrescenta o OSDH, sediada no Reino Unido e que tem uma extensa rede na Síria.

Desde o final de 2022, o EI multiplicou os ataques na Síria, após o grupo ter sido expulso em 2019 dos últimos territórios sírios que havia controlado em 2014.

O ataque de hoje ocorre dias depois de um outro reivindicado pelo EI ao sul de Damasco, perto do mausoléu de Sayeda Zeinab, neta do profeta Maomé, um local importante de peregrinação dos muçulmanos na Síria.

O conflito na Síria já matou mais de meio milhão de pessoas desde 2011, devastou as infraestruturas do país e deslocou milhões de pessoas.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados