MNE russo considera que igualdade de género nas casas de banho “não é humano”

7 dez 2022, 18:09
Sergei Lavrov (Foto: AP)

Trata-se de declarações de Sergei Lavrov, um dos rostos da invasão da Ucrânia

As declarações de Sergei Lavrov foram divulgadas pela Nexta, um meio de comunicação bielorrusso que é distribuído principalmente através dos canais Telegram e YouTube. “Vocês não têm ideia de quão desumano aquilo foi. Aquilo não é humano”, afirma o russo Ministro das Relações Exteriores nas imagens divulgadas esta quarta-feira. 

No pequeno excerto com legendas em inglês, Sergei Lavrov questiona se “aquilo é a igualdade de género que chegou a mais de 80 países na Europa e Inglaterra”, não escondendo o choque que sentiu na altura. Mas admite que não sabe se foi isso que viu “na Suécia” quando esteve “na Summit da OSCE no ano passado”. 

Com um ar um pouco atrapalhado, pede desculpa a quem está na plateia pelos detalhes que vai partilhar e relata o episódio que tanto o incomodou: “Perguntei durante o intervalo onde era a casa de banho. Apontaram-me uma porta com as letras WC. Eu perguntei: ‘é a das senhoras ou a dos senhores?’. E ele respondeu-me 'aqui temos tudo em comum'. Eu nem queria acreditar, mas era mesmo verdade. Vocês não têm ideia de quão desumano aquilo foi. Aquilo não é humano”.

Nas imagens agora divulgadas, não está identificado o local das declarações, mas o MNE russo está sentado num sofá branco, a falar perante uma plateia e a responder a alguém que estará sentado ao seu lado ou à sua frente.
 

Europa

Mais Europa

Patrocinados