Portugal igualou máximo de golos na corrida ao Europeu e pode bater recorde absoluto

17 out 2023, 09:00
Bósnia-Portugal (JOSE SENA GOULAO/LUSA)

Ainda com dois jogos por realizar, seleção também tem o melhor registo defensivo de sempre

De recorde em recorde na campanha para o Euro 2024, a seleção nacional assegurou o apuramento mais rápido e eficaz de sempre, superou a melhor série de vitórias consecutivas em jogos oficiais, conseguiu a maior vitória de sempre nos 9-0 ao Luxemburgo, segura para já o melhor registo defensivo e tem ainda mais marcas históricas na mira. Desde logo a primeira qualificação só com vitórias, bem como o recorde absoluto de golos marcados na campanha para uma fase final.

Na corrida a Europeus, a vitória desta segunda-feira sobre a Bósnia igualou desde já o máximo de golos marcados, os 32 golos que valeram o apuramento para o Euro 2000. E ainda faltam dois jogos - a visita ao Liechtenstein e a receção à Islândia, ambos em novembro.

Os golos de Portugal na qualificação para o Europeu

Englobando também a qualificação para Campeonatos do Mundo, há dois registos a superar: os 33 golos marcados na corrida ao Mundial 2002, também em 10 jogos, e os 35 que Portugal apontou na campanha do Mundial 2006, mas aí com 12 jogos. Qualquer uma das marcas, tendo em conta o calendário, está ainda ao alcance da seleção.

Os golos de Portugal na qualificação para o Mundial

E o mesmo vale para os golos sofridos. O melhor que Portugal conseguiu até hoje foram quatro golos, em várias ocasiões. Não contando os primeiros Mundiais, com um número muito reduzido de partidas – e mesmo aí o mínimo foram os dois golos sofridos num jogo único com a Suíça na corrida ao Mundial de 1938. Por agora, Portugal sofreu apenas dois golos na corrida ao Euro 2024, ambos na vitória sobre a Eslováquia que garantiu a qualificação.

Depois de Portugal ter fixado um novo máximo de triunfos seguidos em jogos oficiais, os próximos dois jogos podem trazer também o recorde absoluto de vitórias consecutivas, que está atualmente nos nove triunfos obtidos entre 1965 e 1966. É uma série que inclui cinco jogos particulares e quatro partidas da fase final do Mundial 66, interrompida pela meia-final perdida com a Inglaterra. Para superar essa marca, a seleção terá de continuar a escrever história, vencendo os dois jogos que faltam na corrida ao Euro 2024 e terminando pela primeira vez uma qualificação só com vitórias.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados