Perfil de Cabral

4 out 2000, 16:50

Do Joane à selecção nacional O actual defesa esquerdo do Beleneses iniciou a carreira em 1993 ao serviço do Joane, então na III Divisão. Desde então, Cabral passou pelo Tirsense, Vizela e Desportivo das Aves, chegando ao Belenenses em 1998, pela mão de Manuel Cajuda. Nascido em Angola em 1972, o jogador possui nacionalidade portuguesa o que lhe permitiu ser agora chamado por António Oliveira à selecção nacional.

O jogo entre Portugal e a Irlanda, a realizar no próximo sábado no estádio da Luz, pode marcar a estreia de Cabral ao serviço da selecção nacional. Actualmente com 28 anos, o jogador nasceu em Angola a 24 de Junho de 1972, mas possui nacionalidade portuguesa.  

Como nunca alinhou ao serviço da selecção angolana, e tendo em conta as boas exibições que tem realizado esta época pelo Belenenses, António Oliveira decidiu convocar o defesa lateral do Restelo para o lugar de Rui Jorge, que teve de abandonar o estágio da selecção nacional devido a lesão. 

Tal como admitiu em entrevista ao Maisfutebol, Cabral sente-se melhor na posição de defesa esquerdo, onde jogou na maior parte da sua carreira. Todavia, esta época o treinador do Belenenses optou por colocá-lo a lateral direito e os resultados foram notáveis, graças a uma excelente adaptação, ajudada pela «facilidade em jogar com os dois pés», característica que o próprio jogador salienta. 

A verdade é que a nova posição de Cabral o tornou numa das figuras de destaque nas exibições da equipa de Belém. O defesa, de características muito ofensivas, é um dos cinco jogadores mais pontuados do Campeonato, segundo os jornalistas do Maisfutebol, tendo entrado por duas vezes na equipa de semana eleita por este jornal desportivo. 

Cabral iniciou a carreira como profissional ao serviço do Joane (III Divisão), na época 1993/94, apesar de não ter realizado qualquer jogo oficial. Com passagem pelo Tirsense (94/95; 96/97), Vizela (95/96) e Desportivo das Aves (97/98), o jogador estreou-se na I Divisão em Janeiro de 1995, num encontro entre o F.C. Porto e o Tirsense, em que jogou apenas sete minutos.  

Foi pela mão de Manuel Cajuda que Cabral chegou ao Belenenses, em 1998, cumprindo esta época a terceira temporada em clubes da I Divisão. 

Assim, com esta convocatória para a fase de apuramento para o Mundial 2002 ao serviço da selecção nacional, Cabral pode chegar à sua primeira internacionalização, cumprindo um sonho há muito desejado.

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados