«Tenho a certeza que Portugal estará no Euro-2016 em França»

23 dez 2014, 18:10
João Brito

João Brito, fisiologista da Unidade de Saúde da FPF, deu entrevista a jornal indiano e explicou as vantagens das suas funções

João Brito, fisiologista da Unidade de Saúde da FPF (departamento criado quando da remodelação feita após o Mundial-2014), deu entrevista ao jornal indiano «The Goan» na qual lembrou a experiência que teve em 2005, na altura ao abrigo de protocolo entre o FC Porto, a Universidade do Porto, o Comité Olímpico de Portugal e a GFA (Goa Football Association).

Doutorado em Ciências do Desporto, João Brito é instrutor de cursos de treinador de futebol, nomeadamente no UEFA Pro e UEFA Advanced. Em agosto passado, na altura ainda com Paulo Bento como selecionador, quando da reestruturação que levou à criação da Unidade de Saúda da FPF, Fernando Gomes, presidente da Federação, explicou assim a contratação de João Brito: «Entendemos que a prevenção de lesões e recuperação de atletas é absolutamente fundamental, razão pela qual decidimos trabalhar de forma transversal a área de fisiologia. Para essa tarefa escolhemos o professor João Brito».

Na entrevista ao «The Goan», João Brito recordou a experiência de 2005, na qual deu formação a jovens treinadores goeses. «Tive uma experiência fantástico em Goa. Por seis meses trabalhei para o departamento de desenvolvimento de jovens jogadores. Era muito novo na altura e pude ser o primeiro treinador português a trabalhar a full-time para este programa. E fiquei impressionado com a paixão dos goeses pelo futebol».

João Brito explicou um pouco melhor as suas funções na estrutura da Seleção: «Assisto o pessoa médico e os treinadores de todas as equipas (futebol, futsal, futebol de praia, futebol feminino e futebol de praia feminino, com fisiologia do treino, monitorização do treino, prevenção de lesões, fortalecimento. Até agora tenho trabalhado mais de perto com a equipa sénior da Seleção». 

«Depois de sair de Goa», contou João Brito, «juntei-me ao Boavista, como analista de jogos. Depois, tirei doutoramento em Ciências do Desporto e comecei a dar aulas e a fazer investigação na Universidade do Porto. Pelo meio, trabalhei como consultor em clubes profissionais em Portugal e Angola na área da fisiologia do treino, fortalecimento e prevenção de lesões. Mais recentemente, trabalhei como fisiologista para o Excellence in Football Project, National Sports Medicine Programme, em Aspetar, no Qatar Orthopaedics and Sports Medicine Hospital. Iniciei o trabalho na FPF em setembro passado». 

O Euro em França, mas também os sub-21 e o Mundial de sub-20...


João Brito mostra-se muito otimista quanto às perspetivas da Seleção nos próximos anos: «Tenho a certeza que Portugal estará no Euro-2016 em França. Mas há outras competições no horizonte. Em 2015, Portugal vai jogar o Euro de sub-21 na República Checa e o Mundial de Sub-20, na Nova Zelândia. Neste momento, o futuro do futebol português está bem encaminhado. Como fisiologista, forneço as equipas de apoio na nutrição, treino e monitorização de jogos, para manter a boa forma dos jogadores e evitar lesões, assegurando também boas práticas nas ciências do desporto e na medicina desportiva». 

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados