Euro 2024: apuramento à vista para Portugal e não só

12 out 2023, 09:00
Sorteio da fase de qualificação para o Euro 2024

Cinco seleções podem carimbar já a qualificação nesta ronda. As contas, quando faltam quatro jornadas para o final de uma fase de grupos que tem também várias potencias surpresas em perspetiva

Portugal pode selar uma campanha imaculada até aqui carimbando o passaporte para o Euro 2024 já na sexta-feira, frente à Eslováquia. Se o conseguir, será o apuramento mais prematuro de sempre da seleção nacional. Que pode não festejar sozinha. Há mais quatro seleções com hipótese de se qualificarem já na primeira ronda desta dupla jornada de outubro. A Escócia, nesta quinta-feira, pode ser a primeira a juntar-se à anfitriã Alemanha.

A quatro jornadas do fim da fase de grupos, a qualificação entra na fase crucial. Há muitas decisões à vista, numa campanha que tem várias potenciais surpresas entre as equipas ainda na corrida aos 20 lugares de apuramento direto, reservados aos dois primeiros de cada grupo – os restantes três apurados sairão dos play-offs de março de 2024, baseados no ranking da Liga das Nações.

A lançar a jornada que agora começa, o Maisfutebol faz um ponto da situação grupo a grupo.

Grupo A

Do Espanha-Escócia desta quinta-feira pode sair a primeira seleção apurada. E é mesmo a Escócia, uma das três seleções só com vitórias nesta qualificação e que para carimbar já o bilhete precisa de somar pontos na visita a Sevilha, ou esperar que a Noruega do benfiquista Aursnes, de Haaland, Odegaard e companhia não vença o Chipre. Esta dupla jornada terá de resto um jogo crucial nas contas da luta pelo segundo lugar de apuramento direto, com a Noruega a receber a Espanha no próximo domingo.

Classificação:

1. Escócia, 5J/15P

2. Espanha, 4J/9P

3. Noruega, 5J/7P

4. Geórgia, 5J/4P

5. Chipre, 5J/0P

Grupo B

Jogo grande em Amesterdão nesta sexta-feira e o apuramento à vista para a França, se vencer os Países Baixos. Caso empatem, os Bleus também podem garantir já a qualificação, mas apenas se a Grécia não vencer na visita à Irlanda, que joga aqui a última oportunidade de se manter na corrida. Tudo mais embrulhado na luta pelo segundo lugar, com duelo direto marcado para a próxima segunda-feira entre Países Baixos e Grécia.

Classificação:

1. França, 5J/15P

2. Países Baixos, 4J/9P

3. Grécia, 5J/9P

4. Irlanda, 5J/3P

5. Gibraltar, 5J/0P

Grupo C

O jogo grande desta dupla jornada está marcado para terça-feira, quando a líder Inglaterra receber a Itália, na reedição da final do Euro 2020. Antes disso, joga-se no sábado uma ronda que pode ajudar a definir melhor as coisas na embrulhada luta pelo segundo lugar, com a Itália a receber Malta, sem mais margem para escorregar depois do empate cedido na Macedónia em setembro, e um encontro entre duas seleções que ainda alimentam esperanças, a Ucrânia do benfiquista Trubin e a Macedónia.

Classificação:

1. Inglaterra, 5J/13P

2. Itália, 4J/7P

3. Ucrânia, 5J/7P

4. Macedónia, 5J/7P

5. Malta, 5J/0P

Grupo D

Tudo por decidir, com quatro equipas na corrida e confronto direto entre líderes no Croácia-Turquia desta quinta-feira, um duelo em perspetiva para os benfiquistas Musa e Kökçu. No mesmo dia, a Arménia procura manter viva a esperança de uma presença inédita na fase final na visita à Letónia, já sem hipóteses de apuramento direto.

Classificação:

1. Croácia, 4J/10P

2. Turquia, 5J/10P

3. Arménia, 5J/7P

4. Gales, 5J/7P

5. Letónia, 5J/0P

Grupo E

Depois do afastamento de Fernando Santos, a Polónia estreia nesta quinta-feira o novo selecionador, Michal Probierz, na visita às Ilhas Faroé, naquela que pode ser a última oportunidade para reentrar na corrida. Num grupo muito aberto, o outro jogo coloca frente a frente a líder Albânia, à procura da segunda presença no Europeu depois da estreia em 2016, e a Chéquia, que tem o benfiquista Jurasek entre as opções. A Moldávia, que ainda sonha com um apuramento inédito, descansa nesta ronda, antes de visitar a Polónia no próximo domingo.

Classificação:

1. Albânia, 5J/10P

2. Chéquia, 4J/8P

3. Moldávia, 5J/8P

4. Polónia, 5J/6P

5. Ilhas Faroé, 5J/1P

Grupo F

O duelo de líderes desta sexta-feira entre Áustria e Bélgica pode definir já o primeiro apurado do grupo. Quem ganhar, já está no Euro 2024. Em caso de empate as decisões ficam adiadas, mas estes continuam a ser os principais favoritos, num cenário já muito complicado para a Suécia do sportinguista Gyokeres, que descansa nesta ronda antes de visitar a Bélgica na segunda-feira.

Classificação:

1. Bélgica, 5J/13P

2. Áustria, 5J/13P

3. Suécia, 5J/6P

4. Azerbaijão,4J/1P

5. Estónia,5J/1P

Grupo G

Outro grupo com tudo por decidir e confronto de líderes nesta ronda, no Hungria-Sérvia de sábado. No mesmo dia defrontam-se Bulgária e Lituânia, já virtualmente afastadas da corrida, enquanto na terça-feira há um duelo de «irmãos» entre a Sérvia e o Montenegro, que também está na corrida.

Classificação:

1. Hungria, 4J/10P

2. Sérvia, 5J/10P

3. Montenegro, 5J/8P

4. Bulgária, 5J/2P

5. Lituânia, 5J/2P

Grupo H

Quatro seleções separadas por um ponto, um equilíbrio à espera de clarificação nesta dupla jornada, que começa já no sábado, dia em que a Dinamarca do sportinguista Hjulmand recebe o Cazaquistão e a Eslovénia defronta a Finlândia. Há ainda um duelo entre as duas últimas seleções do grupo, Irlanda do Norte e San Marino.

Classificação:

1. Eslovénia, 6J/13P

2. Dinamarca, 6J/13P

3. Finlândia, 6J/12P

4. Cazaquistão, 6J/12P

5. Irlanda do Norte, 6J/3P

6. San Marino, 6J/1P

Grupo I

Um grupo com tudo decidir e com um novo factor de incerteza face ao adiamento do Israel-Suíça, consequência da escalada de violência no conflito israelo-palestiniano. Já nesta quinta-feira, a Roménia procura consolidar a candidatura ao apuramento na visita à Bielorrússia e há um confronto de últimos entre Kosovo e Andorra.

Classificação:

1. Suíça, 6J/14P

2. Roménia, 6J/12P

3. Israel, 6J/11P

4. Bielorrúsia, 5J/4P

5. Kosovo, 6J/4P

6. Andorra, 6J/2P

Grupo J

Seis jogos e seis vitórias, 24 golos marcados e zero sofridos. O percurso imaculado de Portugal pode culminar já com o apuramento no Estádio do Dragão, ficando a faltar ainda três jornadas para terminar a fase de grupos. Uma vitória nesta sexta-feira sobre a Eslováquia do boavisteiro Bozenik e companhia garante desde logo o apuramento e a nona presença na fase final de um Europeu, a oitava consecutiva. Até pode empatar, caso a Islândia vença o Luxemburgo. Se nenhum desses cenários acontecer, resta esperar pela visita de Portugal à Bósnia, na segunda-feira. A Eslováquia é de resto a seleção mais bem colocada para garantir o segundo bilhete de apuramento direto, embora ainda esteja também na corrida, surpresa, o Luxemburgo.

Classificação:

1. Portugal, 6J/18P

2. Eslováquia, 6J/13P

3. Luxemburgo, 6J/10P

4. Bósnia, 6J/6P

5. Islândia, 6J/6P

6. Liechtenstein, 6J/0P

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados