Portugal-Arménia, 1-0 (destaques)

14 nov 2014, 21:58
Portugal vs Arménia

Quaresma era o «gajo» para cruzar

O momento: finalmente, golo!

Minuto 71, golo de Portugal. Estava complicado descobrir o caminho da baliza da Arménia, mas Cristiano Ronaldo (quem haveria de ser?) aproveitou a pressão exercida por Nani, para marcar. O cruzamento foi de Ricardo Quaresma, e o guarda-redes arménio defendeu para a frente, com Nani a pressionar um defesa e a descobrir o capitão nacional no sítio certo. Com este golo, o capitão de Portugal passa a ser o melhor marcador dos Europeus.

A figura: Quaresma era o «pau»

Entrou para o lugar de Danny, um minuto antes do golo de Portugal e recebeu uma das maiores ovações da noite. Retribuiu com o cruzamento que deu o golo de Portugal, e trouxe mais acutilância e velocidade ao ataque português. Esteve perto de voltar a fazer outra assistência decisiva, quando aos oitenta e oito minutos cobrou um canto, em que Éder desviou para o poste esquerdo da baliza da Arménia. Fez por merecer mais minutos, e mostrou que pode ser um dos «gajos» para cruzar, que Fernando Santos pediu na antevisão ao jogo.

Outros destaques


Raphael Guerreiro e Bosingwa

Foram os «gajos» dos (poucos) cruzamentos da seleção nacional. Raphael estreou-se na seleção A e logo a titular, e Bosingwa regressou após quatro anos. O lateral esquerdo que atua no Lorient esteve muito ativo, combinando bem com Danny, e não se acanhou pela estreia, pois mal tinha passado um minuto do apito inicial, do seu pé esquerdo solicitou o companheiro que atua na Rússia, deixando-o bem posicionado para rematar. No lado contrário, Bosingwa não teve tanto apoio, e subiu menos vezes.

Rui Patrício

Talvez não esperaria ter o trabalho que teve na primeira-parte, muito por culpa de Mikhtaryan. Aos catorze minutos defendeu de forma superior um livre do médio arménio, e aos vinte e cinco anulou com outra grande defesa, um remate do isolado Hovhannisyan. Deu tranquilidade, nos momentos mais complicados por que passou a seleção nacional.

Cristiano Ronaldo

O golo marcado aos 71 minutos significou o fim da resistência da seleção da Arménia e colocou Portugal no caminho da vitória. Mas significou muito mais, colocando Cristiano Ronaldo no topo dos melhores marcadores em Campeonatos da Europa (contando com os jogos de qualificação e fases finais). O capitão da seleção nacional foi um dos mais inconformados na primeira-parte e foi o que esteve mais perto de marcar, nesse período, quando aos vinte e três minutos viu Berezovski defender o primeiro remate, com a recarga a sair ligeiramente por cima. Aos oitenta e cinco minutos ofereceu o golo a Éder, que falhou o encosto com a baliza deserta. Foi menos feliz nas bolas paradas. Em três livres, a bola nunca passou a barreira.

Mikhtaryan

Um jogador com classe. Quando aos catorze minutos recebeu a bola à saída do seu meio-campo e arrancou para cima da defesa portuguesa, percebeu-se logo que o craque da Arménia era ele. Foi travado em falta por Ricardo Carvalho, no limite da área, e o próprio marcou o livre obrigando Rui Patrício a defesa apertada. O médio do Borussia de Dortmund voltou a colocar o guarda-redes português em apuros, quando isolou Hovhannisyan.
 

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados