Rússia quer candidatar-se aos Europeus de 2028 e 2032: «Não é brincadeira»

23 mar, 15:33
Euro2020: estádio de São Petersburgo (AP)

Garantia foi deixada por um membro da Federação Russa de Futebol numa altura em que o país enfrenta severas sanções desportivas, entre as quais o afastamento do próximo Mundial

Numa altura em que está debaixo de sanções severas (muitas delas desportivas) por ter invadido a Ucrânia, a Rússia pretende candidatar-se à organização do Euro 2028 ou do Euro 2032.

«A Federação Russa de Futebol planeaia apresentar candidaturas para a organização dos Europeus de 2028 e 2032 e isto não é uma brincadeira», afirmou Rustem Saimanov, membro da direção da federação, em declarações aos jornalistas que foram citadas pela agência de notícias russa (TASS).

«A vida continua e estamos prontos e abertos. Não podemos ser fechados pela UEFA e pela FIFA. Já organizámos inúmeros torneios de alto nível. Vamos apresentar uma candidatura e suponho que há bastante tempo e a situação vai mudar», acrescentou o mesmo responsável.

Recorde-se que a Rússia foi afastada do play-off de acesso ao Mundial, no qual ia defrontar a Polónia. Além disso a final da Liga dos Campeões, que seria jogada em São Petersburgo (foto do artigo) foi mudada para Paris.

Entretanto, a UEFA confirmou que recebeu uma «declaração de interesse» da Rússia em organizar o Europeu de 2028 ou 2032.

«Rússia e Turquia declararam interesse em sediar a edição de 2028 ou 2032 da principal competição de seleções da UEFA», lê-se numa nota publicada no site oficial do organismo.

Patrocinados