Rio reconhece derrota e admite demissão: "Não estou a ver como posso ser útil"

31 jan 2022, 00:03

A noite eleitoral do PSD acabou com apoiantes do partido a vaiarem as perguntas dos jornalistas sobre demissão e Rio a assumir a responsabilidade pela derrota social-democrata

Rui Rio assumiu a pesada derrota nas eleições legislativas e, num discurso na sede da campanha social-democrata, admitiu a demissão da liderança do partido, caso o Partido Socialista atinja a previsível maioria absoluta.

Embora tenha dito anteriormente que não se iria demitir na noite eleitoral, quando questionado sobre o que é que o futuro lhe reserva, Rio chutou a responsabilidade para o partido, mas afirma não ver condições para continuar: "Se se confirmar que o PS tem uma maioria absoluta tem um horizonte de governação de 4 anos, e eu não estou a ver como é que posso ser útil neste enquadramento. O partido decidirá", afirmou.

O PSD é o principal derrotado destas eleições legislativas antecipadas, tendo perdido bastiões importantes do partido - como Leiria e Viseu - para o PS.

A noite eleitoral do PSD acabou com apoiantes do partido a vaiarem as perguntas dos jornalistas sobre demissão. No discurso, Rio enalteceu a campanha social-democrata "pela positiva" e rejeitou falhas na estratégia do partido: “Continuo a achar que os portugueses não querem para primeiro-ministro alguém especializado em dizer muito mal dos outros. Ficámos com o resultado eleitoral substancialmente abaixo daquilo que pensávamos ter e o PS é o grande vencedor da noite", afirmou, acrescentando que estratégia de captação do voto ao centro aconteceu, mas que o problema é que à esquerda o PS foi buscar milhares de votos ao BE e ao PCP.

“Quem é o primeiro responsável? Sou eu, quem é que havia de ser?”

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados