Football Leaks: Rui Pinto condenado por nove crimes

11 set 2023, 16:04
Rui Pinto

Pirata informático foi amnistiado de 79 crimes e absolvido de dois

Rui Pinto foi condenado por nove dos crimes de que estava acusado, de acordo com o acordão lido nesta segunda-feira no Campus da Justiça, em Lisboa. Por outro lado, o pirata informático português foi absolvido de dois crimes e amnistiado de um total de 79 crimes, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

O criador do Football Leaks foi condenado por um crime de tentativa de extorsão, cinco de acesso ilegítimo e três de violação de correspondência.

Por isso, terá de cumprir quatro anos de pena suspensa pelos crimes acima descritos. Além disso, terá ainda de pagar três mil euros à Doyen e 15 mil euros ao advogado João Medeiros.

Aníbal Pinto foi igualmente condenado pelo crime de tentativa de extorsão, uma vez que o tribunal considera que resulta de forma «clara e cristalina» que o advogado tinha conhecimento do plano de Rui Pinto na tentativa de extorsão à Doyen: o arguido queria 500.000€ para parar as publicações.

Aníbal Pinto terá de pagar dois mil e quinhentos euros à Doyen.

De resto, o pirata informático foi absolvido do crime de sabotagem informática por falta de prova e perdoado de 68 crimes de acesso indevido, 11 crimes de violação de correspondência pela lei da amnistia.

Leia mais sobre o tema na CNN Portugal.

[artigo atualizado]

Patrocinados