Namorado da secretária de Estado da Proteção Civil nomeado para a coordenação da Proteção Civil do Barreiro

12 jan 2023, 12:05
Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar (Lusa/Tiago Petinga)

Rui Laranjeira, que era diretor de segurança da Casa Ermelinda Freitas, foi nomeado pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro para assumir funções como coordenador da Proteção Civil da autarquia. Laranjeira é o companheiro de Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil que foi mandatária na candidatura do atual presidente da Câmara barreirense

Rui Laranjeira, companheiro de Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil, foi nomeado pela Câmara Municipal do Barreiro para assumir, a partir de 16 de janeiro, as funções de coordenador municipal da Proteção Civil do Barreiro. A notícia é avançada esta quinta-feira pela revista Sábado, que indica que o despacho de nomeação de Rui Laranjeira foi assinado a 22 de dezembro de 2022 pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa - de quem Patrícia Gaspar, barreirense, foi mandatária nas últimas eleições autárquicas.

A Sábado contactou o gabinete de imprensa do Ministério da Administração Interna, que remeteu esclarecimentos sobre a nomeação de Laranjeira para a autarquia do Barreiro e garantiu que não houve qualquer envolvimento da secretária de Estado da Proteção Civil no processo. A revista assinala ainda que Rui Laranjeira terá uma remuneração equiparada à de dirigente intermédio de primeiro grau da autarquia; a câmara do Barreiro esclareceu que "a remuneração de um dirigente intermédio de primeiro grau, e de acordo com a tabela única aplicável à Administração Local, é de 3.083,64 euros, sem direito a despesas de representação". 

A função que Rui Laranjeira vai ocupar era antes equiparada à de dirigente intermédio de terceiro grau, com um salário a rondar os 2.000 euros, refere a Sábado. Porém, no final do mandato do anterior coordenador da Proteção Ciivl barreirense, Hugo António, a situação foi revista e a autarquia renovou contrato com o profissional, aumentando-lhe o salário porque "a coordenação da Proteção Civil cresceu muito", disse à revista Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Porém, cinco meses depois de renovar contrato, Hugo António demitiu-se "por motivos pessoais", deixando vago o cargo que agora será ocupado por Rui Laranjeira.

A autarquia do Barreiro diz que o namorado da governante foi escolhido "porque reúne as condições técnicas e competências previstas para exercer o respetivo cargo" e garante que não houve qualquer interferência de Patrícia Gaspar na nomeação. O próprio Rui Laranjeira falou à revista para dizer que aceitou o cargo após um "contacto direto do senhor presidente da câmara e da necessária análise feita relativamente ao seu conteúdo e aos desafios que a missão representa", assegurando que não se colocam "quaisquer questões éticas ou institucionais".

Rui Laranjeira, que até agora era diretor de segurança da Casa Ermelinda Freitas, em Palmela - produtora de vinhos da região de Setúbal - fora até maio de 2021 oficial de operações na sala de operações do comando nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), função que exercia desde 2009. Ao passar para a direção de segurança da Casa Ermelinda Freitas deixou também de ser comandante no Corpo de Bombeiros de Águas de Moura, pequena localidade do concelho de Palmela, e passou aos quadros de honra, mas manteve-se como formador na Escola Nacional dos Bombeiros, cargo que não pretende abandonar agora. "Conto manter as funções de formador externo da Escola Nacional de Bombeiros e de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação dos Bombeiros de Águas de Moura", disse à Sábado.

Política

Mais Política

Patrocinados