Há oito anos Schooling tirava fotos com o ídolo Phelps, agora rouba-lhe o ouro

13 ago 2016, 16:51
Phelps e Schooling (Reuters)

Nadador de Singapura bateu o norte-americano

Não foi nos 100 metros mariposa que Michael Phelps arrebatou a 23ª medalha de ouro da carreira, em Jogos Olímpicos, e a culpa foi de um jovem que cresceu a idolatrá-lo. Em 2008 Joseph Schooling teve mesmo a oportunidade de tirar uma foto com Phelps. Oito anos depois superou-o no Rio de Janeiro.

O feito foi assinalado por Roger James-Hamilton, empresário de Hong Kong que acompanhou a evolução de Schooling, e que nesta sexta-feira, ao vê-lo bater Phelps, recuperou essa fotografia com oito anos. O americano esteve em Singapura a preparar os Jogos Olímpicos de Pequim e Schooling, então com 13 anos, tirou uma foto com o ídolo.

«Michael Phelps pode ser o meu ídolo, mas quero construir a minha própria carreira», terá dito então o singapurense, recorda James-Hamilton.

Em 2012 o nadador singapurense competiu pela primeira vez com Phelps e aproveitou a ocasião para recordar a fotografia que ambos tiraram. «Ele abraçou-me e disse que eu era muito jovem, que ainda tinha um jogo pela frente, para manter a cabeça levantada e continuar a trabalhar», disse então Schooling.

O singapurense seguiu o conselho. Nesta sexta-feira bateu o ídolo. «Claro que não estou contente, pois ninguém gosta de perder, mas estou orgulhoso do Joe», disse Phelps, que aos 31 anos já pensa na hora de entregar um legado que continua a construir.

Patrocinados