“Não me consigo mexer”, diz a rainha Isabel II. Humor britânico ou uma verdadeira queixa?

16 fev 2022, 22:14

Polémica em torno do estado de saúde da rainha tem se vindo a adensar desde que a monarca passou uma noite no hospital, em outubro

A Rainha Isabel II surgiu pela primeira vez desde que o príncipe Carlos, de 73 anos, herdeiro ao trono britânico, contraiu covid-19, pela segunda vez, na semana passada. Contudo, o momento chamou à atenção por outros motivos. "Não me consigo mexer", foi a frase verbalizada por Isabel II que está a gerar controvérsia.

- Bom dia, sua majestade. Como está?

- Como pode ver [apontando para os pés], não me consigo mexer [membros da família real aproximam-se].

O Palácio de Buckingham recusou comentar o sucedido, adiantando apenas que a rainha se tem sido um pouco rígida, mas que não está doente ou aleijada.

Quando o príncipe Carlos testou novamente positivo à covid-19, fonte de Buckingham garantiu que Isabel II não apresenta qualquer sintoma, mas garante que a rainha estava a ser monitorizada.

Na terça-feira, Isabel II participou numa videoconferência com os novos embaixadores da Estónia e Espanha e, esta quarta-feira, recebeu o antigo e novo secretários dos serviços de defesa do Castelo de Windsor, que se viram obrigados a rastrear a monarca até ao quarto da mesma.

“Ah, estou aqui!”, respondeu a rainha, apoiando-se numa bengala, enquanto os dois secretários entraram no seu quarto.

O estado de saúde da rainha tem estado no centro das atenções depois de, em outubro, ter passado uma noite no hospital, devido a um problema de saúde que nunca foi tornado público. Na altura, os médicos apenas aconselharam Isabel II a descansar.

Na semana passada, fonte do Palácio de Buckingham anunciou que a monarca iria retomar todas as funções que tinha no trono britânico.

Isabel II comemorou este mês o 70º aniversário desde a sua ascensão ao trono britânico, tornando-se a primeira monarca do país a celebrar o Jubileu de Platina.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados