Isabel II agradece apoio durante os 70 anos de reinado e revela que deseja que Camilla seja rainha

5 fev 2022, 22:34
Rainha Isabel II e Camilla Parker-Bowles (Alastair Grant/AP)

Monarca dirigiu-se à mulher do príncipe Carlos para lhe reconhecer capacidade para liderar o Reino Unido

A Rainha Isabel II utilizou a inédita marca do Jubileu de Platina para redefinir o futuro da monarquia do Reino Unido. A monarca, que este domingo completa 70 anos à frente do país, revelou que deseja que Camilla passe a ser rainha quando Carlos se tornar rei. Isso mesmo indica um desejo da chefe de Estado do país, que demonstra a boa relação entre as duas mulheres da vida do príncipe Carlos.

Quando o príncipe Carlos casou com Camilla, em 2005, o casal anunciou que a mulher pretendia ser conhecida como "Princesa Consorte", ainda que tivesse direito ao título de rainha. Tal facto foi visto como um reconhecimento das sensibilidades em torno do título que começou por estar destinado à primeira mulher de Carlos, Diana. De resto, é por essa mesma razão que Camilla não utiliza o título de Princesa de Gales, outrora utilizado pela mãe de William e Harry.

Agora, é esperado que a rainha consulte os mais diretos sucessores, Carlos e William, antes de fazer um anúncio oficial sobre a mudança de títulos, o que sugere que ambos acordaram e que sentiram que o povo britânico - que tinha um especial carinho por Diana - está pronto a aceitar Camilla como rainha.

Aos 95 anos, a Rainha Isabel II deixa a sua visão da instituição numa mensagem que marca o septuagésimo aniversário da sua chegada ao trono: "Gostaria de expressar os meu agradecimentos a todos pelo apoio".

"Quando o meu filho Carlos se tornar rei, eu sei que lhe vão dar, a ele e à sua esposa Camilla, o mesmo apoio que me deram. É o meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja reconhecida como Rainha Consorte", afirmou a rainha, falando ao povo britânico.

Estas palavras da monarca terminam com anos de incerteza sobre o papel de Camilla na monarquia britânica. 

Europa

Mais Europa

Patrocinados