PSP reforça policiamento nas zonas comerciais até dia 21

Agência Lusa , AM
11 dez 2023, 07:51
Polícia

Polícia vai realizar ainda uma campanha de informação/sensibilização nas suas redes sociais sobre o programa “Comércio Seguro”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai reforçar até 21 de dezembro o policiamento de proximidade nas zonas comerciais e o contacto com comerciantes visando a prevenção da criminalidade.

Em comunicado, a PSP adianta que a operação “Montra Segura – Na segurança não há saldos”, que está inserida no programa “Comércio Seguro”, vai decorrer em todo o país, tem um caráter preventivo e visa reforçar o policiamento nas zonas comerciais mais propícias à prática de crimes contra a propriedade (furtos e roubos).

No âmbito da operação, esta polícia vai fazer diversas ações de sensibilização e contactos individuais de prevenção criminal junto dos comerciantes, dando conselhos de prevenção da prática de crimes em espaços comerciais, e ainda de medidas de proteção dos próprios estabelecimentos comerciais.

A PSP vai realizar ainda uma campanha de informação/sensibilização nas suas redes sociais sobre o programa “Comércio Seguro”, quais os seus objetivos e principais conselhos de prevenção da prática de crimes contra a propriedade e medidas de (auto)proteção.

No ano passado, a PSP realizou 1.886 ações de sensibilização/formação e 9.006 contactos individuais de prevenção criminal junto de comerciantes.

A PSP aconselha os comerciantes a criar uma rede de proteção com os estabelecimentos vizinhos, informar a polícia de todas as atividades suspeitas que tenham verificado, instalar alarmes de intrusão e sistemas de videovigilância, com gravação 24 horas por dia e colocar cartazes e/ou dísticos a anunciar os meios de vigilância como forma de dissuasão de furtos.

Aconselha igualmente o uso de cofre para guardar quantias monetárias mais avultadas e objetos valiosos, colocação de grades de proteção em montras e portas e reforço de fechaduras e apostar numa forte iluminação interior e exterior do estabelecimento.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados