Programa de Governo (minoritário) dos Açores vai a votação. Bolieiro admite entendimentos "caso a caso" com o Chega

14 mar, 18:34

Programa de Governo Regional dos Açores será votado esta sexta-feira, antes da hora de almoço

O presidente do Governo (minoritário) Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, garante que está confiante que o programa de Governo será aprovado na votação de sexta-feira.

“Até à votação, tudo é possível, mas estou convencido que, através da abstenção, há uma clara viabilização, sendo que para rejeitar o programa de Governo era preciso que alguém introduzisse uma moção de rejeição ao Governo e não tenho notícia desse facto”, esclarece o líder do PSD Açores.

As eleições legislativas regionais dos Açores culminaram na vitória da coligação PSD/CDS-PP/PPM, mas sem maioria absoluta, e esta sexta-feira o programa de Governo vai a votação, podendo terminar com a queda do Governo Regional.

Distribuição dos 57 deputados nos Açores:

  • 26 da coligação PSD/CDS-PP/PPM
  • 23 do PS
  • 5 do Chega
  • 1 do Bloco de Esquerda
  • 1 da IL
  • 1 do PAN

Depois de um dia de conversações com os outros partidos, Bolieiro garante que “haverá quem se coloque do lado das soluções, apesar do PS e do BE já terem demonstrado publicamente que estão do lado da ingovernabilidade”.

O líder do PSD Açores garante ainda que vai tentar alcançar um entendimento com o Chega, mas que "não será um diálogo nem sequer uma negociação de governação ou mesmo de identidade ideológica e doutrinária que não existe". Em vez disso, Bolieiro perspetiva convergências "caso a caso" de modo a alcançar "a estabilidade governativa”.

“Aqueles que quiserem fazer parte da solução abrirão as portas”, acredita.

Bolieiro acusa ainda PS e BE, que publicamente já anunciaram o voto contra o programa de Governo Regional, de "quererem liderar um exercício de ingovernabilidade”.

“Creio que o bom senso prevalecerá e haverá quem queira fazer parte das soluções e viabilizar um Governo e uma solução governativa que foi sufragada de forma inequívoca nas eleições legislativas regionais do passado dia 4 de fevereiro”, aponta o líder do PSD Açores.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados