Leitão, Cordeiro, César, Moreira, Vieira da Silva e Perestrello: eis o "núcleo duro" de Pedro Nuno Santos

Agência Lusa , BCE
13 jan, 11:33
Pedro Nuno Santos no encerramento do Congresso do PS (Lusa/Miguel A. Lopes)

Dos elementos mais próximos do atual líder do PS, tal como se esperava, estão no Secretariado Nacional Alexandra Leitão, Duarte Cordeiro, Francisco César, João Torres, a ministra Marina Gonçalves, Nuno Araújo e Pedro Delgado Alves

O líder socialista PS, Pedro Nuno Santos, colocou na sua direção a ministra Mariana Vieira da Silva e o secretário de Estado António Mendonça Mendes, que fazem parte do núcleo político do primeiro-ministro, António Costa.

A lista para o Secretariado Nacional do PS, órgão de direção deste partido - e cuja proposta é da responsabilidade de Pedro Nuno Santos -, foi votada este sábado durante a primeira reunião da Comissão Nacional pós congresso, que se realiza em Coimbra.

De acordo com a lista a que a CNN Portugal teve acesso, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, e Francisco André, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação – dois elementos próximos de António Costa -, mantêm-se no Secretariado Nacional do PS.

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e líder da Federação de Setúbal do PS, António Mendonça Mendes, é uma das novidades da equipa de Pedro Nuno Santos neste órgão de direção dos socialistas.

Dos elementos mais próximos do atual líder do PS, tal como se esperava, estão no Secretariado Nacional Alexandra Leitão, Duarte Cordeiro, Francisco César, João Torres, a ministra Marina Gonçalves, Nuno Araújo e Pedro Delgado Alves.

O ex-secretário de Estado Marcos Perestrello regressa agora à direção dos socialistas, e continuam no Secretariado Nacional a deputada e constitucionalista Isabel Moreira e a autarca Isilda Gomes.

Estão ainda na equipa da direção de Pedro Nuno Santos a presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares e o ex-secretário de Estado João Paulo Rebelo.

Têm inerência neste órgão, entre outros, o líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, o secretário-geral da JS, Miguel Costa Matos, e a presidente do Departamento das Mulheres Socialistas, Elza Pais.

Deixam a direção do PS, entre outros, Pedro do Carmo, que desempenhou as funções de secretário nacional para a Organização, a ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que tinha o pelouro das relações internacionais, e o ministro Fernando Medina.

Na nova equipa de Pedro Nuno Santos, também não estão as ministras Ana Catarina Mendes e Ana Mendes Godinho, e o eurodeputado Pedro Marques.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados