Já são conhecidos os 10 finalistas do Global Teacher Prize

7 mai, 14:20
Crianças na escola

Houve 116 candidaturas validadas pelos auditores. O vencedor vai receber 30 mil euros

Já são conhecidos os dez finalistas para o Global Teacher Prize de 2024.

Foram apresentadas 121 candidaturas, mas cinco não foram validadas pelos auditores, pelo que apenas foram consideradas 116. As candidaturas chegaram de 17 distritos do Continente e Ilhas, sendo que 60%” foram “de fora de Lisboa e Porto”.

Houve candidaturas de todos os níveis de ensino, com alguma preponderância do Pré-escolar, 1º e 3º ciclos. O setor público teve o maior número de candidatos nesta edição de 2024. O setor privado teve um quinto das candidaturas.

Trata-se da versão nacional do prémio mundial Global Teacher Prize, também conhecido como Nobel da Educação, uma iniciativa que mobiliza docentes de mais de 120 países, com o objetivo de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o mundo. A edição portuguesa do Global Teacher Prize elege, em cada ano, “uma professora ou professor particularmente inspirador que, em Portugal, se tenha distinguido pelo contributo para o desenvolvimento dos jovens, da comunidade e da profissão”. O vencedor recebe 30 mil euros, “uma parte destinada a replicar ou amplificar o impacto da solução proposta, e outra parte para uso pessoal”.

Esta é a lista de 10 finalistas, por ordem alfabética, mas pode obter mais informações aqui:

Belisanda de Jesus da Silva Soares Tafoi - Professora no Agrupamento de Escolas da Damaia, em Amadora. Apresenta uma abordagem pedagógica centrada no respeito e na felicidade dos alunos, acreditando que estes são fundamentais para o sucesso educativo. Ao longo dos anos, desenvolveu práticas inovadoras e projetos educativos que vão além do currículo tradicional. Um destes projetos é a "Turma de Acolhimento", uma iniciativa que visa integrar alunos de diversas origens linguísticas e culturais, promovendo uma educação inclusiva e acessível a todos e combatendo o abandono escolar.

Helena Luísa Rocio dos Santos Sardinha Pereira - Professora de História na Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro. Tem desenvolvido projetos pedagógicos que combinam teatro, música e investigação histórica, criando experiências de aprendizagem envolventes e multidisciplinares. Um dos seus projetos mais mobilizadores é a coordenação das Jornadas Pedagógicas de História Local. Nasceu como uma atividade em sala de aula e evoluiu para um projeto concelhio, envolvendo várias escolas e a comunidade local.

Eugénia da Conceição Calado Rodrigues Pardal - Professora de Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, no Agrupamento de Escolas da Lousã. A sua abordagem pedagógica é marcada pelo uso de metodologias de aprendizagem ativas e recursos inovadores, incluindo jogos educativos criados por si, que promovem a interação e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.

Isménia Maria Gomes Loureiro - Professora de Física e Química na Escola Básica Júlio Dinis, em Gondomar. Na sua prática letiva, emprega metodologias ativas e orientadas para a investigação, como a Rotação por Estações e Inquiry Based Learning, que promovem uma aprendizagem dinâmica e efetiva. Além disso, é dinamizadora de um projeto europeu interdisciplinar que integra ciência, tecnologia, robótica, engenharia, arte e matemática, reforçando a inovação e a internacionalização no processo educativo.

Jesuíno António Moreira Simões - Professor de Física na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. Na sala de aula utiliza uma combinação de métodos tradicionais e digitais para envolver os alunos. Destaca-se pelo uso eficaz de Recursos Educativos Digitais (RED) para simulações e atividades interdisciplinares STEAM, o que permite uma abordagem prática e contextualizada dos conteúdos de Física e Química. Promove ainda a interdisciplinaridade através de projetos que integram diferentes áreas do conhecimento, como o uso de Nearpod em atividades que ligam literatura, cinema e ciência. Um dos projetos mais inovadores do professor Jesuíno é o desenvolvimento de relatórios orientados para o ensino básico que têm como objetivo desenvolver a autonomia dos alunos e fomentar o pensamento crítico, preparando-os não apenas para exames, mas para desafios reais.

Maria João Gomes Lopes - Professora de Biologia e Geologia no Colégio de São Gonçalo de Amarante. Criou o projeto "BSI – Biodiversidade Sob Investigação", uma abordagem prática que leva os alunos para fora da sala de aula para estudar a biodiversidade local através da "Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas", aliando a ciência, tecnologia, engenharia e matemática com as artes ao mesmo tempo que promove uma compreensão holística do conhecimento. É Diretora do Curso de Biotecnologia Aplicada e Coordenadora do Programa Eco-Escolas, mostrando um compromisso profundo com a educação ambiental e a inovação pedagógica.

Pedro David Borronha de Pinho - Professor de Filosofia, Psicologia e Sociologia no Externato de Santa Clara, no Porto. Destaca-se por uma abordagem pedagógica profundamente inovadora e comunitária. É responsável pela disciplina de Projeto nos Cursos de Educação e Formação (CEF), focando-se no desenvolvimento de competências através de projetos de intervenção comunitária. Esta abordagem permite que os alunos, muitos dos quais com históricos de insucesso escolar, se envolvam ativamente na resolução de problemas reais da comunidade, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula em contextos práticos e significativos.

Rui Pedro Fernandes - Professor de Matemática no Ensino Secundário na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Destaca-se pelo seu compromisso com a inovação pedagógica e pelo sucesso notável dos seus alunos, muitos dos quais alcançam classificações elevadas no exame nacional de Matemática A. Entre as suas práticas inovadoras em sala de aula, implementou uma metodologia que permite aos alunos ir ao quadro por iniciativa própria, incentivando a participação ativa sem penalização por erros, o que fomenta um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e menos intimidador. É também pioneiro na utilização de tecnologias digitais para apoiar o ensino, tendo criado e gerido plataformas online para partilha de materiais e apoio aos alunos fora do horário escolar. Liderou a criação de uma plataforma chamada "Melhorar Mais", que disponibiliza recursos de aprendizagem organizados por ano e unidade curricular, oferecendo suporte adicional online.

Sandra Nóbrega - Professora de Educação Física e Desporto na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo. É conhecida pelas suas metodologias pedagógicas inovadoras, que incluem personalização do ensino, técnicas de relaxamento e meditação guiada, além de práticas baseadas no método "learn by doing". Esta abordagem permite que os alunos aprendam através da prática contínua em cenários reais de trabalho, preparando-os efetivamente para o futuro na sua área de formação. Além disso, Sandra lidera o projeto de mobilidade Erasmus+, proporcionando experiências internacionais que expandem as perspetivas culturais e profissionais dos estudantes.

Sofia Damiana Pires de Jesus - Professora no Agrupamento de Escolas de Real, em Braga. As práticas pedagógicas da professora Sofia são reconhecidas pela Direção-Geral da Educação como referências, nomeadamente no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular. Incorpora tecnologias avançadas como a Realidade Aumentada nas suas aulas para enriquecer o ensino das ciências. É conhecida por criar projetos que estimulam o interesse e a participação ativa dos estudantes, como o projeto "Era uma vez… com ciência", que lhe valeu reconhecimento na 5ª Edição do selo Escola Amiga da Criança.

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