(aviso: a foto de abertura deste artigo é... hilariante?) Perucas, um crocodilo e muuuuuito dinheiro: o que as secretas russas encontraram na mansão de Prigozhin

6 jul 2023, 21:58
Várias identidades de Yevgeny Prigozhin (Twitter)

Magnata russo que se revoltou contra Putin está em parte incerta. Em São Petersburgo mantinha uma vida de luxo, como se pode ver pelas imagens

Armas, munições, barras de ouro, muito dinheiro, um crocodilo embalsamado e uma série de perucas. O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla original) encontrou de tudo durante uma busca realizada à mansão de Yevgeny Prigozhin, o líder do Grupo Wagner que se revoltou contra o presidente russo, Vladimir Putin.

Naquilo que terá sido uma operação realizada a mando do Kremlin, e cujas imagens estão a ser amplamente divulgadas pelos meios de comunicação russos, as autoridades encontraram uma habitação que espelha o luxo em que vivia o bilionário russo.

Entre os vários itens encontrados estão também inúmeros passaportes falsos e um conjunto de fotografias em que Prigozhin aparece com diferentes estilos. Não só está vestido de formas diferentes como nalguns apresenta cabelo e uma extensa barba - ele que é careca e não costuma usar pelos faciais.

Na mansão foram também encontrados vários elementos alusivos ao carácter militar agressivo do líder dos Wagner. Além de uma marreta que seria utilizada para “negociações importantes”, os inspetores confiscaram também uma fotografia em que várias pessoas estão catalogadas como inimigas.

Uma rusga que surge numa altura em que continua incerto o paradeiro de Prigozhin, que desde o motim de há duas semanas que tem andado em parte incerta. Apesar de o acordo que colocou fim à rebelião prever uma ida para a Bielorrússia, o presidente daquele país, Alexander Lukashenko, garantiu que o mercenário está na Rússia.

Além dos objetos pouco vulgares foi possível verificar o luxo em que vivia o magnata na sua casa de São Petersburgo. Grandes salões com mármore, um imponente piano de causa e até um spa ou uma piscina interior são alguns dos pormenores da casa.

Também na casa existe uma divisão em que é possível ver a devoção de Prigozhin. Uma sala decorada a preceito, com várias cruzes ortodoxas e elementos do cristianismo.

Foram encontrados vários sacos com dinheiro, ainda que as autoridades não tenham revelado quanto, além de um uniforme militar repleto de condecorações.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados