Gasóleo desce há cinco dias (e queda do petróleo sugere que assim continuará)

6 jul 2022, 14:17
Sistema de extração de petróleo (AP Photo/Matthew Brown, File)

Desde quinta-feira que o preço do gasóleo desce todos os dias: ontem, quebra foi de mais um cêntimo. Entretanto, o petróleo está a desvalorizar… mais em dólares do que em euros.

Um litro de gasóleo simples custou esta terça-feira, em média em Portugal continental, 1,983 euros, menos um cêntimo do que na véspera. A tendência de descida verifica-se desde quinta-feira da semana passada, 30 de junho, quando um litro deste combustível custou em média 2,062 euros: há cinco dias consecutivos que o preço do gasóleo desce. Nestes cinco dias, a descida total foi de 7,9 cêntimos por litro.

Os dados são da Direção-Geral de Energia e Geologia. E mostram que, na gasolina simples 95, a descida é menos pronunciada. Nos mesmos cinco dias, este combustível passou de 2,101 euros por litro (no dia 30 de junho) para 2,08 euros por litro (no dia 5 de julho): menos 2,1 cêntimos.

Estas diferentes variações fizeram com que os preços dos combustíveis voltassem a descolar um do outro, para uma diferença agora de 9,7 cêntimos entre o litro da gasolina e o do gasóleo.

A tendência ocorre no mesmo passo em que a cotação internacional do petróleo está mais baixa. Há cerca de um mês, a 8 de junho, o barril Brent fechava a 123,58 dólares, tendo entretanto descido para 104 dólares ao final da manhã desta quarta-feira, uma queda de quase 16%... em dólares.

Acontece que, no mesmo período, o euro desvalorizou 2,8% face ao dólar. Assim, a descida em euros foi em parte “comida” pela desvalorização da moeda europeia face à americana: se o petróleo desvalorizou 16% em dólares em cerca de um mês, caiu apenas 13% em euros.  

Desde 23 de fevereiro, véspera da invasão da Ucrânia pela Rússia, o euro desvalorizou cerca de 10% face ao dólar, estando agora mais próximo da paridade, isto é, de um euro ser igual a um dólar. No final da manhã desta quarta-feira, 1 euro valia 1,0189 dólares, quando a 23 de fevereiro a cotação era de 1,1305 dólares.

Em relação ao petróleo, as quedas das últimas semanas acentuaram-se sobretudo esta segunda-feira, dia em que a cotação do Brent derrapou 9,45%.

Esta tendência sugere que os preços do gasóleo continuem a descer em Portugal nos próximos dias. Ainda é cedo para antecipar a evolução na próxima semana – tradicionalmente, os combustíveis sofrem as maiores variações em Portugal às segundas-feiras, embora não haja nenhuma regra quanto a isso e os preços dos combustíveis variem todos os dias -, mas as expetativas apontam para nova descida dos preços.

 

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados