Preço da gasolina ⬇️⬇️⬇️⬇️; preço do gasóleo ⬇️: combustíveis, o que muda na próxima semana

ECO - Parceiro CNN Portugal , Jéssica Sousa
17 nov 2023, 12:04
Shell (EPA)

Se puder, espere pela próxima semana para abastecer

A partir de dia 20 de novembro, o litro do gasóleo vai ficar 1,5 cêntimos mais barato, enquanto o preço do litro da gasolina vai aliviar 4,5 cêntimos, revela fonte do setor ao ECO. Em ambos os combustíveis, e de acordo com os dados Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), esta é a quarta descida de preços consecutiva.

  • Direção-Geral da Energia e Geologia

Feitas as contas, se for abastecer a partir da próxima segunda-feira, deverá passar a pagar 1,628 euros por litro de gasóleo simples e 1,691 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela DGEG.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. Em julho, o Governo aumentou os “descontos” nos combustíveis, em dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina e deste então não voltou a mexer nos apoios. Desta forma, a redução de impostos determinada pelas medidas atualmente em vigor é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina.

Mas os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo Brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Esta sexta-feira, pelas 12h07, a cotação do Brent, petróleo de referência no mercado europeu, estava a subir 1,50% para 78,58 dólares por barril.

Os preços finais também resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Recorde-se que os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

(Notícia atualizada às 12h08)

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados