Apesar dos grandes, esta é a quarta liga mais equilibrada da Europa

12 abr 2017, 10:07
Benfica-FC Porto (Lusa)

Número de jogos decididos com, pelo menos, três golos de diferença não chega aos 12 por cento. Contando apenas com partidas de FC Porto, Benfica e Sporting, a percentagem é o dobro

Equilibrada ou nem por isso? Em que categoria pode classificar-se a Liga Portuguesa?

Para responder à pergunta há que encontrar um critério e sustentar a conclusão em números. No caso, este: quantos jogos terminam com uma diferença superior a três golos?

11,9 por cento, ou seja, pouco mais de um jogo por jornada. Esta é a resposta em relação ao campeonato nacional, o mais equilibrado dos 16 principais do futebol europeu – segundo o ranking da UEFA.

De acordo com um estudo divulgado pelo CIES – Observatório do Futebol, relativo à presente época desportiva, apenas as primeiras divisões dos campeonatos de Roménia (7,7%), Finlândia (8,8%) e Noruega (11,8%) têm resultados mais equilibrados do que a Liga Portuguesa.

Foram ao todo analisados os 31 principais campeonatos europeus. O de Chipre está no topo da lista e tem quase um quarto dos jogos a terminarem com três ou mais golos de diferença (22,5%).

Nos «Big 5», Ligue 1 (17,9%), Premier League (17,7%), La Liga (17,6%) e Serie A (17,3%) estão um pouco acima da Bundesliga (16,7%).

No entanto, a diferença em termos e resultados desnivelados é sobretudo evidente nas duas grandes provas da UEFA: 21 por cento dos jogos da Liga dos Campeões terminam com diferenças de três golos ou mais, enquanto na Liga Europa essa percentagem não ultrapassa os 13,5 por cento. Disparidades substanciais. A «liga milionária» está no top-3 considerando as 33 provas analisadas – 31 campeonatos nacionais e duas competições da UEFA.

FC Porto (32%) e Benfica (25%): candidatos têm mais vitórias folgadas

O caso de Portugal, como já referido, é de equilíbrio. Ainda assim, o Maisfutebol detalhou os dados do estudo do CIES para chegar à conclusão que já se prevê: os grandes, sobretudo os dois candidatos ao título, são as equipas que conseguiram mais goleadas – considerando como goleada diferenças de três golos.

O FC Porto conseguiu nove vitórias folgadas (32%), o Benfica sete (25%) e o Sporting quatro (14%).

Os dragões não só conseguiram o maior número de triunfos por três ou mais golos de diferença, como têm a maior goleada da Liga, 7-0, ao Nacional na 24.ª jornada.

FC Porto conseguiu maior goleada na Liga frente ao Nacional: 7-0

Fora dos três grandes, Sp. Braga, por três vezes, e Vitória de Guimarães, por duas, conseguiram triunfos por larga margem por mais de uma vez (outras seis equipas na Liga conseguiram uma). Não é por acaso que ambas lutam pelo quarto lugar.

No entanto, como em tantos outros capítulos do futebol nacional, a realidade dos três grandes é bem distinta dos demais.

FC Porto, Benfica e Sporting são os únicos que têm uma média de vitórias confortáveis superior à da Liga

Considerando apenas os jogos deste trio a média de goleadas por jogo seria de 23,8 por cento: exatamente o dobro dos 11,9% da totalidade dos jogos da Liga. Um registo significativo, que daria uma percentagem superior a qualquer campeonato europeu. ´

São os grandes que desnivelam a Liga? Pois claro. Os números, estes e outros, estão aí para comprová-lo.

Patrocinados