Poeiras de África podem transformar-se em "chuva de lama"

Agência Lusa , NM
5 abr, 17:50

Agência Portuguesa do Ambiente deixa recomendações perante a qualidade do ar, sobretudo, no sábado. Algarve, Lisboa e interior do país serão as áreas mais afetadas

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou esta sexta-feira que está prevista para sábado uma massa de ar com poeiras proveniente do norte de África que poderá afetar a qualidade do ar no Algarve, Lisboa e interior do país.

Segundo a APA, esta massa de ar oriunda dos desertos do Norte de África e que irá atravessar maioritariamente Espanha terá em Portugal “um incremento pouco significativo nas concentrações de partículas no ar”.

A APA sublinha que em caso de precipitação haverá uma melhoria da qualidade do ar com arrastamento das partículas nas denominadas "chuvas de lama".

Neste caso, as autoridades de saúde recomendam à população que permaneça preferencialmente em casa, que use máscara nas saídas para a rua e evite atividades desportivas ao ar livre.

Há pouco menos de um mês, o território português foi também afetado por poeiras proveniente dos desertos do norte de África.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados