PIB da Zona Euro contraiu 0,1% no verão, confirma Eurostat. Portugal tem oitava maior queda

ECO - Parceiro CNN Portugal , Mariana Espírito Santo
7 dez 2023, 10:15
Dinheiro (Pexels)

Já o PIB da União Europeia manteve-se estável no terceiro trimestre deste ano

A economia da Zona Euro contraiu 0,1% entre julho e setembro deste ano, face ao trimestre anterior, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat que confirmam as estimativas anteriores. Portugal registou o oitavo pior desempenho entre os Estados-membros, ao contrair 0,2% em cadeia.

Já o PIB da União Europeia manteve-se estável no terceiro trimestre deste ano.

Já o PIB da União Europeia manteve-se estável no terceiro trimestre deste ano. Olhando para os vários países do bloco comunitário, Malta (+2,4%) registou o maior aumento do PIB face ao trimestre anterior, seguida pela Polónia (+1,5%) e Chipre (+1,1%). Por outro lado, as maiores diminuições foram observadas na Irlanda (-1,9%), Estónia (-1,3%) e Finlândia (-0,9%).

Segundo a decomposição do PIB, foi o impacto negativo das mudanças nos inventários que penalizou a economia da Zona Euro. Já a balança externa teve um desempenho mais positivo na União Europeia e permitiu que o PIB do bloco não ficasse abaixo da “linha vermelha”.

Na comparação com o período homólogo, o PIB manteve-se estável tanto na Zona Euro como na UE. Já a economia de Portugal cresceu 1,9% no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado — nesta comparação, obteve a sexta maior subida do PIB entre os Estados-membros da UE.

O Eurostat divulga também dados sobre o emprego, que mostram que o número de pessoas empregadas aumentou 0,2% tanto na área do euro como na UE no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior. É uma aceleração face ao segundo trimestre de 2023, quando o emprego aumentou 0,1% em ambas as zonas.

(Notícia atualizada às 10h30)

Economia

Mais Economia

Patrocinados