PIB dos Estados Unidos regista crescimento de 3,1% em 2023

Agência Lusa , PF
28 fev, 17:24
Wall Street

Os números divulgados pelo Departamento do Comércio confirmaram que o crescimento económico no ano passado superou as expectativas dos economistas e o aumento de 2,1% registado em 2022

A economia dos Estados Unidos afastou os receios de uma recessão em 2023 e encerrou o ano com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,1%, indicou esta quarta-feira o Departamento do Comércio.

Esta segunda estimativa relativa aos quatro trimestres de 2023 não regista alterações.

Mas, o crescimento em ritmo anualizado do último trimestre do ano foi revisto em baixa para 3,2%, menos uma décima em relação à estimativa inicial e longe do crescimento de 4,9% nos três meses anteriores.

Os dados do último trimestre ficaram abaixo do que era esperado pelos analistas.

Os números divulgados pelo Departamento do Comércio confirmaram que o crescimento económico no ano passado superou as expectativas dos economistas e o aumento de 2,1% registado em 2022.

A correção reflete principalmente uma descida no investimento privado, compensado em parte por revisões dos gastos de governos estaduais e municipais e pelos gastos dos consumidores.

O aumento nos gastos dos consumidores registou-se tanto nos serviços como nos bens, com destaque para os serviços de alimentação e alojamento.

Economia

Mais Economia

Patrocinados