Morreu criança resgatada após naufrágio de barco turístico no Japão. Número de mortos sobe para 11

25 abr 2022, 10:58
Barco turístico naufraga com 26 pessoas a bordo ao largo da península de Shiretoko, Japão

Barco turístico com 26 pessoas a bordo afundou-se no sábado, depois de ter pedido ajuda, num dia de vento forte e ondas altas

A guarda costeira japonesa confirmou esta segunda-feira que já são onze as vítimas mortais do naufrágio do barco turístico que ocorreu no sábado, na península de Shiretoko, uma área natural preservada a nordeste da ilha de Hokkaido, norte do Japão. 

De acordo com as autoridades, citadas pela CNN, uma criança que tinha sido resgatada no domingo não sobreviveu, tornando-se a mais recente vítima mortal do acidente. Na altura do naufrágio, o barco transportava 26 pessoas, 24 passageiros e dois tripulantes.  Os restantes óbitos são de sete homens e três mulheres. Alguns dos corpos foram encontrados na água, já sem vida, e outros deram à costa, informou o gabinete regional da guarda costeira do Japão. Ainda há 15 pessoas desaparecidas.

O contacto com o Kazu 1, o barco que naufragou, foi perdido no sábado à tarde. Antes, a tripulação reportara que a água estava a entrar na embarcação e que esta tinha começado a afundar, avançou a estação pública japonesa NHK. Nessa altura, a proa do barco fazia já um ângulo de 30 graus e todos os passageiros a bordo, bem como os dois tripulantes, usavam coletes salva-vidas. Dois dos passageiros eram menores. 

A tripulação enviou um pedido de socorro às 13:13, horário local (04:13 GMT), tendo a guarda costeira chegado ao local três horas depois. Desde então, estão a decorrer operações de busca e resgate. Porém, as águas na região, nesta altura do ano, são muito frias, atingindo temperaturas de apenas dois ou três graus durante o dia. Nalgumas zonas, a água chega mesmo a gelar.

Além das baixas temperaturas, o mar também estava agitado no momento do acidente, o que levou mesmo os barcos de pesca a regressarem ao porto antes do meio-dia de sábado. O vento estava forte e as ondas chegavam aos três metros de altura. 

Europa

Mais Europa

Patrocinados