Estão a chegar os prémios que distinguem as organizações e gestores de topo em Portugal. Conheça os nomeados

Conteúdo patrocinado
23 jun 2023, 03:00
Spot_Deloitte_nomeados1

No próximo dia 28 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, celebra-se a 35ª edição dos Investor Relations and Governance Awards, promovidos pela Deloitte, que, anualmente, premeiam as organizações e personalidades que mais tenham contribuído para a economia e sociedade portuguesas.

Há mais de três décadas que a Deloitte organiza os Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), que todos os anos distinguem exemplos de excelência no nosso país. Este ano não vai ser diferente: os IRGAwards chegam agora à sua 35ª edição e é já no final do mês que vão ser conhecidas as melhores práticas de governance e os principais desempenhos organizacionais no mercado português.

No dia 28 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, vamos saber quais as organizações e personalidades que mais contribuiram para tornar o mercado mais eficiente, transparente, socialmente responsável e útil à economia e à sociedade portuguesa. Os IRGAwards distinguem a atividade desenvolvida no ano anterior à sua atribuição e a escolha dos premiados está a cargo de um independente e reconhecido corpo de jurados, que assegura também o cumprimento do regulamento da iniciativa.

Premiando a qualidade, o rigor e a excelência, e mostrando o que melhor se faz em Portugal, o objetivo dos IRGAwards é incentivar o desenvolvimento do mercado português. Por isso, as seis categorias dos prémios refletem as áreas de avaliação crítica de uma organização. Serão entregues distinções para “CEO Award” (Chief Executive Officer), “CFO Award” (Chief Financial Officer), “IRO Award” (Investor Relations Officer), “Sustainability Initiative Award”, “Transformation Award” e “Lifetime Achievement Award”.

 

Do apuramento dos nomeados à escolha dos vencedores

Para o apuramento dos nomeados a “CEO Award”, “CFO Award” e “IRO Award” foi auscultado um vasto colégio eleitoral, composto por representantes de entidades que atuam no mercado financeiro e empresarial, cujos contributos conduzem à formação das listas de nomeados, com base nas quais o júri fará a escolha final. O corpo de jurados dos IRGAwards é composto por personalidades com reconhecida competência e idoneidade. Nesta edição, o corpo de jurados conta com nomes como Vítor Bento (Presidente do júri), António Esteves, Álvaro Nascimento, Céline Abecassis-Moedas, Duarte Pitta Ferraz, Luís Amado, João Moreira Rato, Nuno Gracias Fernandes e Patrícia Teixeira Lopes.

Assim, para a seleção dos gestores elegíveis às categorias “CEO Award” e “CFO Award” foram considerados os profissionais que tenham exercido a sua função durante o maior período em 2022, numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, numa entidade de interesse público ou num grupo económico com um volume de negócios igual ou superior a 400 milhões de euros anuais. Já os nomeados ao “IRO Award” são nomes que exerceram a sua função numa empresa cotada na Bolsa de Lisboa, durante o maior período no ano em análise.

No que se refere ao “Sustainability Initiative Award”, este pretende destacar a iniciativa com maior impacto social e ambiental na atividade empresarial do ano de 2022. Quanto ao “Transformation Award”, o vencedor será o projeto com maior contributo para a transformação das atividades ou do negócio das organizações, ou que tenha representado uma notável capacidade de reação a condições adversas a esse negócio, durante o ano de 2022. Com o objetivo de reconhecer exemplos de boas práticas por todo o país e tecido empresarial, as distinções “Sustainability Initiative Award” e “Transformation Award” são abertas a toda as empresas: nesta 35ª edição, o período de candidaturas decorreu de 1 a 31 de março de 2023.

Finalmente, para o “Life Achievement Award” são nomeadas as personalidades, com mais 65 anos, cuja carreira tenha tido impacto significativo no desenvolvimento do mercado português, nomeadamente no aprofundamento ou melhoria da sua eficiência, transparência, responsabilidade e utilidade sociais.

Construíndo novos futuros, juntos

Num tempo em que o mundo enfrenta grandes transformações geopolíticas e económicas, a 35ª edição dos IRGAwards inspira-se no mote “Building better futures, together” e procura centrar-se nos desafios que os gestores de hoje em dia enfrentam, como tensões militares, inflação, desaceleração económica, segurança, ameaças cibernéticas, crise climáticas e transição energética – questões com que as organizações precisam de lidar no caminho para um futuro mais justo, equilibrado, sustentável e inclusivo. 

Sobre isso mesmo, António Lagartixo, CEO e Managing Partner da Deloitte, lembra: “O crescente aumento de tensões geopolíticas em diferentes regiões do globo e a agudização dos índices macroeconómicos e financeiros, colocam-nos perante uma conjuntura de grande incerteza e volatilidade. Os desafios que se colocam às economias mundiais e às lideranças empresariais são múltiplos, e, nesta edição dos IRGAwards, pretendemos abrir espaço para a partilha de visões sobre o futuro e sobre o legado que queremos deixar às futuras gerações”.

Esperamos agora por dia 28 de junho, para felicitar as personalidades e organizações que estão a transformar o mundo empresarial no nosso país e ficarmos atentos aos seus próximos contributos, para a melhoria da sociedade e da economia portuguesa.

Conheça os nomeados da 35ª edição dos IRGAwards no site: https://www2.deloitte.com/pt/pt/pages/about-deloitte/articles/irga-2023.html


 

Empresas

Mais Empresas