Estes são os 50 melhores pães do mundo e um deles é português

CNN , Jen Rose Smith
25 fev, 09:00

Lista reflete diversidade dos pães pelo mundo

O que é o pão? É provável que não tenha de pensar muito e, quer esteja com fome de uma fatia de massa fermentada ou com vontade de comer tortilhas, o que imagina diz muito sobre a sua origem.

Mas se o pão é fácil de imaginar, é difícil de definir.

O historiador de pão William Rubel argumenta que criar uma definição rigorosa de pão é desnecessário e até contraproducente. "O pão é basicamente o que a sua cultura diz que é", diz o autor de "Bread: A Global History". "Não precisa de ser feito com nenhum tipo particular de farinha."

Em vez disso, Rubel gosta de se concentrar no que o pão faz: transforma grãos básicos como trigo, centeio ou milho em alimentos duráveis que podem ser transportados para os campos, usados para alimentar um exército ou armazenados para o inverno.

Mesmo antes da formação das primeiras sociedades agrícolas, por volta de 10 000 a.C., os caçadores-colectores do Deserto Negro da Jordânia faziam pão com tubérculos e cereais domésticos.

Atualmente, os descendentes desses primeiros pães mostram a notável amplitude das tradições alimentares do nosso mundo.

Nas montanhas escarpadas da região alemã da Vestfália, os padeiros cozinham a vapor pães de centeio denso durante 24 horas, enquanto uma rodada de lavash arménio feito de trigo fica com bolhas e castanho após 30 segundos num forno tandoor.

Os cozinheiros etíopes fermentam a massa de trigo moído da injera, transformando-a numa bebida azeda e borbulhante, enquanto a massa de milho das arepas venezuelanas é passada diretamente para uma grelha a escaldar.

Esta lista reflete essa diversidade. Para além de um sabor memorável, estes pães foram escolhidos pelos seus ingredientes únicos, pelo seu estatuto icónico e pelo puro prazer familiar de os comer.

Desde as ricas camadas do roti canai da Malásia até ao simit com crosta de sementes da Turquia, são uma viagem pela essência da comida de conforto global - e uma lembrança de que a criatividade, tal como o pão, é uma herança humana.

Aqui estão 50 dos pães mais maravilhosos do mundo

Bolani, Afeganistão

Bolhas douradas de massa estaladiça salpicam um bolani feito na perfeição, mas o verdadeiro tesouro do pão achatado preferido do Afeganistão está escondido no seu interior.

Depois de estender a massa levedada em folhas finas, os padeiros afegãos cobrem o bolani com um generoso recheio de batatas, espinafres ou lentilhas. As ervas frescas e o cebolinho acrescentam um sabor vivo a este prato tenro e reconfortante, que fica com uma crosta estaladiça quando é frito em óleo quente e cintilante.

Lavash, Arménia

Quando a sua sogra arménia vier na sua direção com um pão achatado do tamanho de um arco de ginástica, não se esquive: o lavash é colocado sobre os recém-casados do país para garantir uma vida de abundância e prosperidade.

Talvez isso se deva ao facto de a confeção do lavash exigir amigos.

Para dar forma aos pães tradicionais, grupos de mulheres juntam-se para enrolar e esticar a massa sobre uma almofada acolchoada com feno ou lã. É necessária uma mão hábil para colocar as enormes folhas no interior de fornos cónicos de barro, onde cozem rapidamente sob o calor intenso.

O pão é tão importante para a cultura da Arménia que foi considerado Património Imaterial da UNESCO.

Pão Damper, Austrália

Um alimento básico para viajantes, adequado para a vida na estrada, o pão damper lembra os dias de vanguarda da Austrália.

É uma mistura simples de água, farinha e sal que pode ser cozinhada diretamente nas cinzas, prensada numa frigideira de ferro fundido ou mesmo torrada na ponta de um pau. Hoje em dia, as receitas incluem frequentemente fermento químico, manteiga e leite, transformando a comida do interior numa iguaria mais refinada, semelhante ao pão de soda irlandês.

Luchi, Bangladesh

Um mergulho em óleo quente transforma a massa de trigo mole num pão achatado dourado e com bolhas, que combina na perfeição com os caris aromáticos do país.

É uma escolha popular para o pequeno-almoço no Bangladesh, muitas vezes servido com caril de batata branca, mas pode encontrar estes pães inchados em todo o lado, desde as bancas de rua de Dhaka até às cozinhas domésticas.

Pão de queijo, Brasil

É um triunfo da ingenuidade na cozinha o facto de se comer a mandioca nativa da América do Sul: a raiz de amido tem uma quantidade natural de cianeto suficiente para matar um ser humano.

Mas graças ao tratamento cuidadoso da mandioca com um ciclo de imersão, prensagem e secagem, muitos dos grupos indígenas do continente encontraram uma forma de transformar a raiz numa improvável estrela culinária. Atualmente, é a base de uma das iguarias mais saborosas do Brasil, um pãozinho de queijo cuja crosta estaladiça dá lugar a um interior tenro e ligeiramente azedo.

Bagels de Montreal, Canadá

O fogo está sempre aceso na Fairmount Bagel de Montreal, que se tornou a primeira padaria de bagels da cidade quando abriu em 1919 com o nome de Montreal Bagel Bakery.

No interior, os padeiros usam pás de madeira longas e finas para fazer deslizar filas de bagels para o forno a lenha, onde são tostados até adquirirem uma cor dourada profunda.

Os nova-iorquinos podem pensar que têm o monopólio dos bagels, mas a versão de Montreal é uma iguaria completamente diferente.

Aqui, a massa do bagel é misturada com ovo e mel, e os anéis em forma de mão são cozidos em água com mel antes de serem assados. O resultado é denso, elástica e ligeiramente doce, e pode comprá-los quentes do forno 24 horas por dia.

Marraqueta, Chile

Um fluxo de imigrantes europeus trouxe as suas tradições de pão de trigo para o Chile no século XIX e início do século XX, e o petisco favorito do país descende dessa colisão cultural.

Dividida em quatro lóbulos, a marraqueta tem um interior pálido e fofo, mas o omnipresente pãozinho tem tudo a ver com a crosta. Os padeiros colocam uma panela de água no forno para obter um exterior viciante e crocante que é a parte favorita da marraqueta para muitos chilenos.

É uma parte nutritiva da vida quotidiana, a tal ponto que, quando um chileno quer descrever uma criança que nasceu para uma vida de abundância, pode dizer "nació con la marraqueta bajo el brazo", ou "nasceu com uma marraqueta debaixo do braço".

Shaobing, China

A crosta de sementes de sésamo de um shaobing revela camadas tenras que são ricas em sabor a trigo.

Os padeiros especializados em shaobing rodam e batem a massa tão fina que o produto final tem 18 ou mais camadas. O pão achatado do norte da China pode então ser temperado com recheios doces ou salgados, desde pasta de sésamo preto a carne fumada ou pimenta de Sichuan.

Pan Cubano, Cuba

A banha de porco derretida dá um toque de sabor salgado às fornadas de pan cubano, cujo miolo macio oferece um contraste tenro com a crosta crocante, semelhante a uma bolacha.

Se entrar numa padaria cubana, é provável que encontre o pão longo e dourado com uma linha clara no centro: alguns padeiros pressionam uma folha de palmeira descascada na massa antes de a cozer para criar uma fenda caraterística ao longo do comprimento do pão.

É popular de Havana a Miami, mas é apenas nos Estados Unidos que se encontram os pães de "sanduíches cubanas", que se pensa terem sido inventadas durante o século XIX por cubanos que viviam na Florida.

Libba, Egipto

As tribos beduínas viajam com pouca bagagem nos vastos desertos do Egipto, carregando sacos de farinha de trigo para fazer o pão de cada dia na fogueira.

Enquanto alguns pães dos beduínos são cozidos em chapas de metal quentes, o libba é cozido diretamente nas brasas. Este calor poderoso deixa uma crosta estaladiça e dourada na massa macia, deixando o interior fumegante e húmido.

Pupusas, El Salvador

Ande pelas ruas de San Salvador e nunca estará longe do cheiro de milho torrado das pupusas.

O pão de milho grelhado é um petisco muito apreciado e um ícone nacional.

Para fazer pupusas, um cozinheiro enrola um recheio de queijo, carne de porco ou feijões condimentados numa massa de milho tenra e, em seguida, coloca a mistura numa chapa bem quente. Uma cobertura brilhante de molho de curtido corta a gordura e o sal para uma refeição satisfatória.

É um sabor que perdura ao longo dos séculos. No sítio de Joya de Cerén, classificado pela UNESCO, uma cidade Maia soterrada por um vulcão em erupção, os arqueólogos encontraram utensílios de cozinha como os utilizados para fazer pupusas que datam de cerca de 600 d.C.

Injera, Etiópia

Uma constelação de bolhas na superfície esponjosa da injera faz deste pão etíope a folha perfeita para os molhos e guisados ricos do país.

Também muito apreciado na vizinha Eritreia e na Somália, o injera é simultaneamente um alimento básico e o melhor utensílio - corte pedaços tenros de pão húmido e enrolado para colher a comida servida numa travessa comum.

Feita a partir de um grão antigo - e ultra-nutritivo - chamado teff, a injera tem um sabor azedo caraterístico. É o resultado de um processo de fermentação que começa por misturar massa fresca com culturas de uma fornada anterior, deixando depois a mistura ganhar mais sabor ao longo de vários dias.

Baguete, França

Os franceses podem não gostar de comer em movimento, mas há uma exceção não oficial para o "le quignon", a extremidade estaladiça de uma baguete fina.

É permitido parti-la e mastigá-la enquanto se caminha pela rua - talvez porque a baguete tenha um lugar de destaque como símbolo da cultura francesa.

Mas, tal como algumas das maiores tradições, a baguete é uma invenção relativamente recente.

De acordo com o historiador gastronómico parisiense Jim Chevallier, os pães compridos e estreitos, semelhantes às baguetes modernas, ganharam proeminência no século XIX e a primeira menção oficial encontra-se numa lista de preços de 1920. (O presidente francês Emmanuel Macron defende, no entanto, que a baguete merece o estatuto de património da UNESCO).

Khachapuri, Geórgia

A borbulhar com os queijos imeruli e sulguni frescos, o khachapuri pode ser o petisco mais apreciado do país da Geórgia.

O saboroso pão achatado começa com uma massa macia e levedada que é apertada num suporte em forma de barco e depois cozida com um generoso recheio de ovo e queijo. Uma forma alongada maximiza o contraste da textura, desde o interior tenro até às pontas castanhas e estaladiças. Os especialistas em khachapuri sabem que devem partir as extremidades para as envolver no recheio rico e líquido.

É uma caraterística tão importante da cozinha georgiana que o Índice Khachapuri é uma medida do bem-estar económico do país; e em 2019, a Agência Nacional de Preservação do Património Cultural do país nomeou o khachapuri tradicional como Património Imaterial da UNESCO da Geórgia.

Pumpernickel, Alemanha

A farinha de centeio pura confere a estes pães icónicos do norte da Alemanha um peso impressionante, juntamente com uma tonalidade de mogno distinta.

As versões mais tradicionais são cozidas num forno quente e a vapor durante 24 horas. Trata-se de uma técnica invulgar que ajuda a transformar os açúcares da farinha de centeio, transformando a doçura natural em profundidade de sabor.

O pão de centeio é uma especialidade da região da Vestfália, na Alemanha, há centenas de anos, e há até uma padaria familiar na cidade de Soest que fabrica o pão saudável usando a mesma receita desde 1570.

Pai bao, Hong Kong

Os padeiros de Hong Kong superam-se uns aos outros, fabricando os pães mais macios e fofos que se possa imaginar, transformando a farinha de trigo em confeções fofas.

O pai bao pode ser mais alto do que todos os outros, graças a uma técnica conhecida como método Tangzhong.

Ao misturar a massa de trigo, os padeiros adicionam uma pequena quantidade de farinha cozida e água ao resto dos ingredientes, uma pequena alteração com grande impacto no desenvolvimento estrutural do pão. O resultado? Um pão maravilhosamente tenro que retém a humidade durante dias, com um sabor a leite que convida a petiscar à mão.

Dökkt rúgbrauð, Islândia

O calor geotérmico fervente que alimenta os géiseres, as fontes termais e as saídas de vapor da Islândia também funcionam como um forno natural para este pão de centeio islandês cozinhado lentamente.

Feita com farinha de centeio escura, a massa é fechada num pote de metal antes de ser enterrada no solo quente perto de fontes geotérmicas e outros pontos quentes. Quando cozido segundo o método tradicional, o dökkt rúgbrauð demora 24 horas a cozer no "forno" subterrâneo.

Trata-se de uma utilização engenhosa de um recurso natural explosivo e, na cidade de Laugarvatn, onde se encontram as fontes termais, os visitantes podem provar pães de dökkt rúgbrauð acabados de sair de um buraco na areia negra.

Paratha, Índia

Os pães achatados ficam maravilhosamente estaladiços nesta iguaria indiana de trigo integral, que pode ser comida simples ou com recheios salgados.

Dobrar e enrolar a massa sobre uma camada fina de gordura cria camadas sumptuosas que são ricas em sabor, utilizando uma técnica semelhante à utilizada para croissants ou massa folhada.

O pão de trigo recheado é produzido na Índia há centenas de anos e várias variedades são mencionadas no "Manasollasa", um texto sânscrito do século XII que contém algumas das primeiras descrições escritas da comida da região.

Roti gambang, Indonésia

O açúcar de palma e a canela conferem uma doçura ligeira e aromática ao roti gambang, um pão de trigo tenro que é um dos favoritos à moda antiga nas padarias de Jacarta.

O nome evoca o gambang, um instrumento tradicional indonésio que se assemelha a estes pães finos e castanhos.

No entanto, para a receita, os cozinheiros recuam até à era colonial: desde os biscoitos de Natal com especiarias até aos palitos de queijo com Gouda ou Edam, a pastelaria indonésia adaptou os ingredientes e as técnicas holandesas aos gostos locais.

Sangak, Irão

É preciso um par de padeiros habilidosos para confecionar este viciante pão achatado iraniano, que é cozinhado diretamente sobre uma cama de pedras quentes.

Esta superfície escaldante deixa a massa de trigo com bolhas douradas e dá ao sangak - também conhecido como nan-e sangak - uma elasticidade caraterística.

Se tiver a sorte de provar o sangak quente do forno, desfrute de um contraste divinal entre a crosta estaladiça e o miolo tenro. Coma o pão achatado sozinho ou transforme-o num pequeno-almoço ao estilo iraniano: experimente usar um pedaço de sangak para embrulhar queijo salgado e um molho de ervas verdes aromáticas.

Pão de soda, Irlanda

Não precisa de levedura para obter um pão alto: a fermentação química pode adicionar ar através de uma combinação explosiva de ingredientes ácidos e básicos. Enquanto os nativos americanos usavam potássio refinado para fermentar pães grelhados - um dos primeiros exemplos de fermentação química - esta versão tornou-se popular durante os anos de escassez da Fome da Batata irlandesa.

Com o fracasso das colheitas de batata, os irlandeses empobrecidos começaram a misturar pães com farinha de trigo mole, leite azedo e bicarbonato de sódio.

Atualmente, os densos pães de soda são um deleite nostálgico que combina na perfeição com a manteiga irlandesa salgada.

Challah, Israel

Se pensa que o challah se limita a pães almofadados e entrançados, pense novamente - tradicionalmente, o challah é qualquer pão utilizado no ritual judaico.

E os padeiros judeus há muito que fazem pães tão diversos como a própria diáspora: pense em pães achatados com bolhas, pães europeus saudáveis e confeções húngaras salpicadas de sementes de papoila.

Os padeiros modernos de Israel baseiam-se nessa rica herança. Mas nas tardes de sexta-feira em Telavive, ainda se encontram muitas das versões clássicas Ashkenazi que muitas pessoas nos Estados Unidos conhecem como challah.

Estes pães dourados são tenros com ovos e brilhantes sob uma generosa cobertura. É a trança, no entanto, que chama a atenção. Ao enrolar os fios de massa, os padeiros criam 12 montes distintos que se diz representarem os 12 pães do antigo Templo de Jerusalém.

Ciabatta, Itália

Entre a ênfase nos "grãos antigos" e séculos de tradições farinhentas, pode parecer que a produção de pão está presa ao passado.

Mas o pão está em constante evolução, e não há melhor exemplo do que este icónico pão italiano, que só foi inventado na década de 1980.

Em 1982, o padeiro italiano Arnaldo Cavallari criou este pão baixo e estaladiço, desafiando os pães tipo baguete que via a tomar conta das padarias romanas.

Foi um momento decisivo no regresso dos pães artesanais, que tem raízes nos anos 60 e 70 contra o sistema alimentar cada vez mais industrializado.

Pão Bammy, Jamaica

Os bolos de mandioca fritos são uma deliciosa comida de conforto na Jamaica, onde as rodelas de pão bammy são um acompanhamento saudável para o marisco ultra-fresco da ilha.

O processo tradicional de fabrico do pão bammy começa com o processamento da mandioca ralada para eliminar o cianeto natural; a seguir, a polpa de mandioca peneirada é prensada em anéis de metal.

É uma receita com raízes antigas - a mandioca tem sido um alimento básico na América do Sul e nas Caraíbas desde muito antes da chegada dos europeus, e acredita-se que o povo nativo Arawak também utilizava a raiz para fazer pães achatados.

Kare pan, Japão

A massa de trigo levedada é uma boa solução para o caril japonês, transformando uma refeição num snack que pode ser comido à mão.

O Kare pan, ou pão de caril, é enrolado em panko antes de ser mergulhado na fritadeira, assegurando uma crosta estaladiça que proporciona o máximo contraste da textura com o interior macio e picante.

O Kare pan é tão apreciado que até há um super-herói combatente do crime que tem o nome desta iguaria saborosa: uma estrela da série de anime "Soreike! Anpanman" - o Karepanman - combate os vilões disparando um recheio de caril em brasa.

Pão Taboon, Jordânia

Siga o aroma do pão a cozer em Amã e encontrará padeiros em bancas à beira da estrada a empilhar este clássico pão achatado em pilhas fumegantes.

Ao moldar o taboon, os padeiros pressionam rodelas de massa macia de trigo sobre uma forma convexa e, em seguida, colocam-nas no interior de um forno de barro cónico.

O resultado é uma massa elástica que crepita com o vapor, libertando um cheiro rico a cereais e a fumo. É a folha ideal para um prato de mouttabal jordano, um molho de beringela assada que é misturado com sementes de sésamo moídas e iogurte.

Roti canai, Malásia

O pão achatado roti pode ter chegado à Malásia com os imigrantes indianos, mas o país fez do pão estaladiço e rico o seu próprio pão.

Quando cozinhado numa grelha quente, o roti canai incha numa pilha de camadas sobrepostas ricas em sabor amanteigado. Irresistível quando servido com molhos e caril da Malásia, o roti canai torna-se numa refeição por si só com a adição de recheios, desde bananas doces e maduras a ovos estrelados.

Ħobż tal-Malti, Malta

A crosta acastanhada do sourdough de Malta dá lugar a um interior macio como uma almofada, ideal para esfregar com um tomate fresco ou embeber os azeites premiados das ilhas.

As versões clássicas demoram mais de um dia a preparar e eram tradicionalmente cozinhadas em fornos a lenha partilhados, que serviam de locais de reunião da comunidade.

Mesmo agora que poucos malteses cozinham o seu próprio pão, o Ħobż tal-Malti tem um simbolismo poderoso para a nação insular mediterrânica.

Ao tentar descobrir a verdadeira natureza de alguém, um maltês pode perguntar "x'ħobz jiekol dan?", literalmente, "que tipo de pão ele come?".

Tortilhas, México

Rodelas finas de massa de milho ficam empoladas e douradas numa chapa quente, as grelhas tradicionais que têm sido utilizadas no México desde, pelo menos, 700 a.C.

Quer sejam dobradas num taco ou comidas à mão, as tortilhas de milho são um dos alimentos mais apreciados no país. A massa de milho moído é enganadoramente simples; feita com apenas alguns ingredientes, é, no entanto, um triunfo do engenho culinário.

Antes de ser moído, o milho é misturado com um ingrediente alcalino como a cal, um processo chamado nixtamalização que torna o grão mais nutritivo e mais fácil de digerir.

Khobz kesra, Marrocos

Siga o aroma rico do pão cozido através de uma medina marroquina e poderá encontrar-se num dos fornos comunitários do bairro, chamado ferran. É aqui que os habitantes locais trazem rodelas de massa de trigo tenra, prontas para serem cozinhadas em khobz kesra, um dos pães mais caseiros do país.

Os pães baixos e arredondados têm um exterior ligeiramente estaladiço que lhes confere um lugar de destaque na mesa marroquina, onde a sua textura fofa é ideal para absorver o aromático molho tajine.

Pão frito, Nação Navajo

As rodelas douradas e estaladiças de pão frito são um sabor de casa para muitos na Nação Navajo, bem como uma recordação de uma história trágica.

Quando o povo navajo foi forçado a sair das suas terras do Arizona pelo governo dos EUA em 1864, instalou-se em paisagens do Novo México, onde as culturas tradicionais de feijão e legumes se revelaram difíceis.

Para sobreviver, utilizaram os armazéns de farinha branca, banha de porco e açúcar fornecidos pelo governo, criando o pão frito por pura necessidade.

Atualmente, o pão frito é um símbolo de perseverança e tradição, e uma iguaria favorita em todo o lado, desde os powwows às reuniões familiares.

Tijgerbrood, Países Baixos

Colocando o "holandês" na crocância holandesa, o tijgerbrood é uma obra-prima para os amantes da crosta em cada dentada estaladiça.

Para criar o topo manchado do tijgerbrood, os padeiros untam pães brancos não cozidos com uma mistura suave de farinha de arroz, óleo de sésamo, água e fermento.

O calor transforma o exterior num padrão estaladiço de pedaços que podem ser petiscados, e os pães de tijgerbrood são adorados para sanduíches. (A um oceano de distância das padarias do Velho Mundo de Amesterdão, São Francisco também fez do crocante holandês o seu pão de eleição para sanduíches).

Rēwena parāoa, Nova Zelândia

Quando os colonos europeus trouxeram batatas e trigo para a Nova Zelândia, o povo indígena Maori fez dos ingredientes importados os seus próprios com este pão inovador.

Para misturar a massa, as batatas são cozidas e depois fermentadas num fermento tipo massa fermentada que dá ao pão acabado um sabor agridoce.

Atualmente, o rēwena parāoa é um deleite favorito quando é coberto com manteiga e compota ou servido com uma porção saudável de peixe cru, uma iguaria de longa data para o povo Maori.

Lefse, Noruega

Se não pensa no norte da Europa como o país dos pães achatados, é porque ainda não provou o lefse.

O pão de batata norueguês é um dos favoritos nas férias, quando há muitas mãos para enrolar a massa macia com um rolo da massa ranhurado e depois cozinhá-la numa chapa quente. Para saborear a comida de conforto norueguesa, coma um lefse quente com manteiga, açúcar e uma pitada de canela.

Embora as batatas sejam apenas uma adição do século XVIII à dieta norueguesa, o pão achatado escandinavo é pelo menos tão antigo como os Vikings.

Podplomyk, Polónia

Coloque uma rodada quente de podplomyk com queijo branco e conservas de fruta para saborear a cozinha caseira polaca à moda antiga.

O pão achatado não tostado fica com bolhas castanhas. Com ingredientes limitados a farinha de trigo, sal e água, o podplomyk é uma entrada deliciosamente simples na extensa árvore genealógica dos pães planos.

Uma vez que a massa para o podplomyk é enrolada fina, era tradicionalmente cozinhada antes de os outros pães estarem prontos para o forno. Na Idade Média, os pães pequenos eram partilhados com os vizinhos e os membros da família como sinal de amizade. (Atualmente, essa tradição é mantida com a troca de bolachas oplatek na época do Natal).

Broa de milho, Portugal

O milho e o trigo sarraceno são moídos na pedra, peneirados e amassados numa gamela de madeira para a versão mais tradicional desta farta broa camponesa do Norte de Portugal.

Quando os pães são cozidos em fornos de pedra a lenha, um arquipélago de fragmentos de côdea farinhenta expande-se sobre fendas profundas. Os próprios fornos são selados com massa de pão, que serve de temporizador natural do forno: o pão está pronto quando as tiras de massa ficam tostadas.

Os europeus não provaram o milho até chegarem às Américas, mas este seria avidamente adotado nas regiões do norte de Portugal, onde as condições do solo são pouco propícias ao cultivo do trigo.

Karavai, Rússia

A confeção de pão torna-se uma arte nos feriados russos, quando os pães dourados de karavai são decorados com flores, animais e redemoinhos de massa.

O pão desempenha um papel de destaque nos casamentos, com regras elaboradas que regem o processo de cozedura: tradicionalmente, uma mulher casada e feliz deve misturar a massa e um homem casado coloca o pão redondo no forno.

Até a forma redonda tem um simbolismo antigo e pensa-se que remonta à antiga adoração do sol. Atualmente, é cozido para garantir a saúde e a prosperidade de um novo casal.

Pane carasau, Sardenha

Outrora parte do Reino do Piemonte-Sardenha, a cozinha desta ilha montanhosa mantém-se distinta da Itália continental. Entre os alimentos mais emblemáticos encontra-se o pane carasau, um pão achatado fino com uma alcunha melódica: carta de música ou partitura.

Embora o pane carasau comece por ser um pão achatado clássico, há um toque da Sardenha que o torna um companheiro de viagem ideal; depois de os pães achatados incharem no forno, são cortados horizontalmente em dois pedaços mais finos. Esses pedaços são cozidos uma segunda vez, secando o pão o suficiente para durar meses.

Proja, Sérvia

Os quadrados quentes de proja sérvia, ou pão de milho, são o acompanhamento favorito dos exuberantes guisados de carne do país.

É um prato caseiro que é frequentemente cozinhado fresco para as refeições em família e depois servido quente do forno. O milho moído oferece uma folha ligeiramente doce para coberturas salgadas, desde o queijo kajmak salgado a um pouco de torresmo.

Gyeran-ppang, Coreia do Sul

Há um tesouro enterrado em cada pão de gyeran-ppang, pães de trigo de tamanho individual com um ovo inteiro cozido dentro.

Traduzindo simplesmente para "pão com ovo", o gyeran-ppang é um dos favoritos nas ruas de Seul, comido quente ao pequeno-almoço - ou em qualquer outra altura do dia.

A adição de fiambre, queijo e salsa picada dá um toque saboroso a esta guloseima doce e salgada, um petisco que aquece a barriga e que mantém a Coreia do Sul abastecida durante os longos Invernos do país.

Appam, Sri Lanka

Uma massa fina e fermentada de farinha de arroz e leite de coco fica estaladiça nas panelas em forma de taça utilizadas para cozinhar o appam, um dos petiscos mais omnipresentes do Sri Lanka.

Muitas vezes chamada de hoppers, esta panqueca finíssima é melhor ser comida quente - de preferência enquanto se está à volta de uma banca de comida de rua de Colombo.

As coberturas preferidas para o appam no Sri Lanka incluem sambal de coco e caril de frango ou pode pedir um com ovo. No caso dos ovos, um ovo inteiro é partido no centro de um appam e depois coberto com uma pasta de chili extremamente aromática. O appam também é popular no sul da Índia.

Kisra, Sudão e Sudão do Sul

A fermentação noturna dá um sabor delicioso a este pão achatado sudanês, equilibrando o sabor suave e terroso da farinha de sorgo com um toque ácido.

A confeção do kisra, semelhante a um crepe, requer prática e paciência, mas aperfeiçoe a arte de os cozinhar numa frigideira de metal plana e terá um clássico sudanês.

Tal como a injera etíope, o kisra é simultaneamente um alimento básico e um utensílio comestível - use pedaços do pão esponjoso para apanhar pedaços picantes dos ensopados que são alguns dos alimentos mais apreciados do Sudão.

Pão Limpa, Suécia

Antes de haver levedura comercial, os fabricantes de cerveja e os padeiros trabalhavam em conjunto: os cervejeiros colhiam a levedura dos seus lotes de cerveja, passando-a aos padeiros, cujo pão seria infundido com um leve sabor a cerveja.

Esse legado mantém-se na vörtlimpa sueca: limpa significa pão, enquanto vört se refere a uma dose azeda de mosto de cerveja. Conhecido como limpa bread em inglês, o pão de centeio leve obtém agora a acidez do sumo de laranja e não do mosto de cerveja.

Balep korkun, Tibete

As culturas de cevada resistentes ao frio prosperam no planalto tibetano há milhares de anos e o grão é, desde há muito, um alimento básico das dietas de altitude.

Embora o balep korkun seja frequentemente feito com trigo, as versões tradicionais deste pão achatado são feitas de tsampa, uma farinha de cevada torrada com sabor a nozes.

Esta farinha de sabor rico é tão importante para a identidade tibetana que se transformou numa hashtag e foi mencionada em canções de rap. (Dalai Lama até a come ao pequeno-almoço).

Simit, Turquia

Envolvido em sementes de sésamo e enrolado em anéis, o simit pode ser o melhor petisco da Turquia.

Há algumas décadas, os vendedores ambulantes percorriam as ruas de Istambul com tabuleiros cheios de pão, mas atualmente são raros os vendedores ambulantes de pão na capital.

Em vez disso, os viajantes pendulares apanham o seu simit diário em bancas à beira da estrada, onde os anéis de cor profunda são empilhados às dúzias. Antes de entrar nos fornos a lenha, o simit é mergulhado em água açucarada ou em melaço diluído, uma cobertura escorregadia que se transforma em caramelo com o calor intenso.

Crumpets, Reino Unido

A massa de trigo levedada borbulha num bolo esponjoso para esta iguaria grelhada, uma das favoritas dos britânicos quando barrada com compota, manteiga ou natas coaguladas.

Os moldes em forma de anel contêm a massa derramada numa grelha oleada, que cozinha um dos lados de cada crumpet até ficar com um tom dourado. Tal como o zwieback da Europa de Leste e as tostas estaladiças, os crumpets são sobretudo consumidos como um pão cozido duas vezes - as rodelas são divididas e tostadas antes de serem servidas.

Biscoitos, Estados Unidos

Cobertos de manteiga ou com molho de carne, os biscoitos são um dos sabores mais caseiros dos Estados Unidos. Isso não quer dizer que sejam fáceis de fazer: Conseguir biscoitos macios e fofos requer mãos rápidas e uma mistura delicada.

No Sul, na época anterior à guerra, os biscoitos eram vistos como um deleite especial para o jantar de domingo. Atualmente, são quase omnipresentes, desde as churrasqueiras das estações de serviço às refeições caseiras.

Parte do segredo está na farinha, normalmente uma farinha com baixo teor de proteínas como a White Lily. O trigo mole utilizado para a White Lily foi cultivado durante muito tempo nos estados do Sul - antes do transporte de alimentos a longa distância. (Atualmente é moído no Midwest).

Non, Uzbequistão

Os pães achatados tornam-se arte nos fornos tandoor tradicionais do Uzbequistão, que produzem pães redondos adornados com torcidos, redemoinhos e carimbos.

O non uzbeque varia consoante as regiões, desde as versões tenras de Tashkent até aos pães de Samarkand cobertos de sementes de cominho preto. Assim que os pães saem do forno, são entregues a um grupo de mensageiros de bicicleta que transportam os pães quentes para os mercados e cafés.

Arepa, Venezuela

Os areperos - fabricantes de arepas venezuelanas - colocam rodelas douradas de massa de milho em grelhas quentes para dar aos pães achatados uma crosta deliciosamente tostada e um interior tenro e fumegante.

As arepas são feitas na Venezuela e regiões vizinhas desde muito antes da chegada dos europeus à América do Sul, e os pães de milho nutritivos podem variar de simples a elaborados.

Ao pequeno-almoço, experimente-as cortadas e com manteiga. Recheadas com recheios saborosos, molhos cremosos e salsa picante, as arepas podem tornar-se numa refeição saudável por si só.

Malawach, Iémen

Uma árvore genealógica de pães achatados estende-se por todo o Médio Oriente e não só, mas a versão da comunidade judaica do Iémen é mais rica do que a maioria.

Para fazer o malawach, os padeiros enrolam a massa de trigo numa folha delicada e dobram-na sobre uma camada de manteiga derretida. A massa é torcida num nó solto e depois volta a ser enrolada, espalhando filamentos de manteiga pelas camadas sobrepostas.

Quando a massa frita sai a fumegar do fogão, uma chuva final de sementes de cominho preto ou de sésamo acrescenta textura e uma crocância saborosa.

Jen Rose Smith é uma chefe pasteleira que se tornou escritora e cujo trabalho explora as viagens, a aventura e a comida. Com a sua base nas Green Mountains de Vermont, a sua escrita para a CNN levou-a da Cordilheira Real da Bolívia ao deserto do Sinai. Leia mais em jenrosesmith.com

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados