Ainda esta manhã o Museu do Louvre ordenou a retirada de todos os visitantes na sequência de uma mensagem escrita que alertava o museu para a existência de "um risco"
O Palácio de Versalhes, em Paris, foi evacuado este sábado na sequência de um alerta para ameaça de bomba, avança a BFMTV, que cita fontes policiais.
O jornalista francês Charles Ducrocq divulgou vídeos nas redes sociais que mostram o momento da evacuação, que está a decorrer de forma "pacífica".
Après le musée du Louvre ce matin, évacuation en cours au Château de #Versailles. La raison reste pour l'heure Inconnue. Tout se passe dans le calme. pic.twitter.com/TLz3DMn8zQ
— Charles Ducrocq (@DucrocqCharles) October 14, 2023
De acordo com o Le Parisien, o palácio vai manter-se encerrado este sábado, à semelhança do Museu do Louvre, que encerrou depois de retirar todos os visitantes do interior das instalações na sequência de uma mensagem escrita que alertava o museu para a existência de "um risco" para os seus visitantes.
As autoridades francesas elevaram o nível de alerta na sexta-feira depois de um "ataque terrorista" numa escola secundária em Arras, Pas-de-Calais, em que um professor foi morto à facada e duas outras pessoas ficaram feridas após um antigo aluno de origem chechena entrar na escola armado com uma faca. O governo francês mobilizou até 7.000 soldados em toda a França até segunda-feira.
Também na sexta-feira, o ministro francês do Interior proibiu todas as manifestações pró-Palestina no país como medida de prevenção, numa altura em queo governo teme um aumento do antissemitismo na sequência da guerra entre Israel e o Hamas.
A França tem uma comunidade judaica de quase 500 mil pessoas, a maior da Europa. A comunidade muçulmana de França também está entre as maiores da continente — cerca de cinco dmilhões de pessoas.
Este sábado, porém, várias pessoas manifestaram-se em Paris numa demonstração de apoio à Palestina, à rebelia das autoridades. A correspondente da CNN Portugal em Paris, Stefanie Palma, relatou momentos de tensão entre a polícia e os manifestantes.