Óscares: Oppenheimer é o grande vencedor da noite

11 mar, 02:24

‘Oppenheimer’ conquistou sete óscares, ‘Pobres Criaturas’ quatro e ‘A Zona de Interesse’ de Jonathan Glazer outros dois.

‘Oppenheimer’conquistou sete óscares, consagrando-se o grande vencedor da noite. O filme de Christopher Nolan venceu na categoria de melhor filme e melhor realizador. Cillian Murphy ganhou o Oscar de melhor ator e Robert Downey Jr. ganhou ainda o seu primeiro Óscar na categoria de melhor ator secundário. O filme venceu ainda nas categorias de melhor montagem, melhor fotografia e melhor banda sonora. 

‘Pobres Criaturas’, outro grande favorito da noite, conquistou quatro estatuetas. O filme de Yorgos Lanthimos venceu nas categorias de melhor maquilhagem e penteados, de melhor design de produção e de melhor guarda-roupa. Emma Stone conquistou o prémio de melhor atriz principal.

‘A Zona de Interesse’ de Jonathan Glazer (Reino Unido) venceu na categoria de melhor filme internacional e de melhor som, levando dois prémios para casa. 

O filme ‘Godzilla Minus One’ venceu na categoria de melhores efeitos visuais. Já o filme ‘Anatomia de uma Queda’ venceu na categoria de argumento original e ‘American Fiction’ na categoria de argumento adaptado.

Da'Vine Joy Randolph foi a primeira galardoada da noite ao vencer na categoria de melhor atriz secundária pelo papel em ‘Os Excluídos’.

No que toca aos filmes de animação, ‘O Rapaz e a Garça’ venceu na categoria de melhor longa-metragem de animação, enquanto ‘A Guerra Acabou!’ vence na categoria de melhor curta de animação.

‘The Wonderful World of Henry Sugar’, de Wes Anderson, conquistou a categoria de melhor curta-metragem. ‘The Last Repair Shop’ ganhou o Óscar de melhor curta-metragem documental e o filme “20 Dias em Mariupol” venceu na categoria de melhor longa-metragem documental.

Billie Eilish e o irmão Finneas venceram o Óscar pela música ‘What Was I Made For?’ em ‘Barbie’, mas a estatueta de melhor banda sonora vai para 'Oppenheimer'.

Os Óscares celebraram esta noite a 96.ª edição, no Dolby Theatre, em Los Angeles, numa cerimónia em que “Oppenheimer” entrou na corrida como o mais nomeado dos filmes, com 13 nomeações, seguindo-se “Pobres criaturas”, com 11.

Artes

Mais Artes

Mais Lidas

Patrocinados