"Espero que ao partilhar isto ajude outros a encontrar conforto, inspiração e apoio": Olivia Munn revela que foi diagnosticada com cancro da mama

CNN , Lisa Respers France
14 mar, 08:40
Olivia Munn (AP)

Atriz de 43 anos foi submetida a quatro cirurgias nos últimos dez meses, incluindo uma mastectomia dupla realizada 30 dias após a biopsia

Olivia Munn tornou público que foi diagnosticada com cancro da mama. Na quarta-feira, a atriz partilhou no Instagram uma galeria de fotografias e um vídeo, onde aparece no hospital, com uma legenda que dizia: "Diagnosticaram-me cancro da mama. Espero que ao partilhar isto ajude outros a encontrar conforto, inspiração e apoio na sua própria jornada".

Munn partilhou ainda três slides de texto no post onde explicava que "em fevereiro de 2023, num esforço para ser proativa em relação à minha saúde, fiz um teste genético que verifica 90 genes diferentes de cancro". 

"O meu teste deu negativo para todos, incluindo o BRCA (o gene mais conhecido do cancro da mama). A minha irmã Sara também tinha acabado de fazer um teste negativo. Telefonámos uma à outra e rimo-nos ao telefone. Nesse mesmo inverno, também fiz uma mamografia normal. Dois meses depois foi-me diagnosticado cancro da mama", escreveu Munn.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by o l i v i a (@oliviamunn)

A estrela de "X-Men", de 43 anos, continuou a explicar que foi submetida a quatro cirurgias nos últimos dez meses, incluindo uma mastectomia dupla realizada 30 dias após a biopsia.

Segundo Munn, foram também muitos dias na cama e a sua aprendizagem "sobre o cancro, o tratamento do cancro e as hormonas foi maior do que alguma vez poderia ter imaginado".

"Surpreendentemente, só chorei duas vezes", escreveu. "Acho que ainda não senti que havia tempo para chorar."

De acordo com Munn, a sua ginecologista descobriu o cancro ao optar por calcular a sua "Pontuação de Avaliação do Risco de Cancro da Mama", que segundo ela "analisou fatores como a minha idade, história familiar de cancro da mama e o facto de eu ter tido o meu primeiro filho depois dos 30 anos".

"Por causa dessa pontuação, fui fazer uma ressonância magnética, que levou a uma ecografia, que depois levou a uma biopsia. A biopsia mostrou que eu tinha cancro Luminal B em ambos os seios. O Luminal B é um cancro agressivo e de evolução rápida".

De acordo com a Fundação para o Cancro da Mama Susan G. Komen, "as mulheres com tumores luminal B tendem a ter taxas de sobrevivência bastante elevadas".

Munn considera-se uma "sortuda", uma vez que " o cancro foi apanhado a tempo de ter opções".

"Quero o mesmo para qualquer mulher que possa ter que enfrentar isso um dia", escreveu. "Peçam ao vosso médico para calcular a Pontuação de Avaliação de Risco de Cancro da Mama".

Munn agradeceu ainda aos amigos e familiares pelo apoio, incluindo ao companheiro, o comediante John Mulaney, com quem tem um filho pequeno, Malcolm.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados