Miguel Macedo reforça "O Princípio da Incerteza" na CNN Portugal

15 abr, 16:06
Miguel Macedo

Advogado e antigo ministro do PSD, será o novo elemento do painel do programa semanal, ao lado de José Pacheco Pereira e Alexandra Leitão, sob moderação de Carlos Andrade

A partir do próximo domingo, 21 de maio, "O Princípio da Incerteza" muda de protagonistas. Ao fim de 30 anos de presença semanal nas várias vidas deste programa, António Lobo Xavier fez este domingo a sua última participação como comentador regular. A sua cadeira será agora ocupada por outro advogado, outro ex-político, outro homem de direita: Miguel Macedo.
A saída de António Lobo Xavier decorre da sua carreira profissional, agora que inicia funções como novo chairman da EDP. 

Miguel Macedo, 64 anos, é advogado, foi deputado pelo PSD eleito pela primeira vez em 1987, foi secretário-geral do partido e integrou os governos de Cavaco Silva em 1990 (secretário de Estado da Juventude), de Durão Barroso em 2002 e Santana Lopes em 2005 (secretário de Estado da Justiça), e de Pedro Passos Coelho em 2011 (ministro da Administração Interna). Abandonou o cargo em 2014 na sequência da investigação judicial ao caso dos Vistos Gold, em que seria primeiro arguido, depois acusado e finalmente absolvido, em 2019, de todas as acusações.

Trata-se, pois, de um regresso com muito significado, de alguém que à época foi considerado como um dos melhores ministros de Passos Coelho e que se demitiu na sequência de um caso judicial do qual saiu completamente ilibado.

Como disse António Lobo Xavier este domingo, na despedida, “tenho orgulho” em ser substituído por Miguel Macedo, porque “vamos dar, num certo sentido, simbolicamente, vida cívica a uma pessoa que perdeu boa parte dessa vida cívica por uma razão injusta, por uma perseguição injusta, que terminou mal, mas a justiça tirou-lhe boa parte da sua vida e nós agora devolvemos-lha”. 

A despedida de António Lobo Xavier no programa concitou elogios ao homem de inteligência e cultura por parte dos seus colegas de programa – e hoje grandes amigos. “Custa-me muito, mas esta é a opção certa”, disse Lobo Xavier. O "Princípio da Incerteza" prossegue todas as semanas na CNN Portugal e na TSF com José Pacheco Pereira, Alexandra Leitão e agora Miguel Macedo, sob a moderação de Carlos Andrade.

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados