Foram intercetados pelos agentes marroquinos, que recorreram a um helicóptero
A polícia marroquina dispersou nas últimas horas mais de 700 imigrantes subsaarianos junto ao perímetro fronteiriço de Ceuta, após terem tentado durante a madrugada e a manhã desta sexta-feira entrar na cidade saltando a dupla vedação da fronteira.
Segundo fontes policiais, os imigrantes subsaarianos protagonizaram esta madrugada uma tentativa de entrada pela fronteira norte de Benzú e outra pelo lado da chamada Finca Berrocal, no outro extremo.
Em ambos os casos, os imigrantes subsaarianos foram intercetados pelos agentes marroquinos destacados na zona, com a ajuda de um helicóptero.
Na ação, os agentes policiais de Marrocos tiveram de recorrer a equipamento antimotim para afastar da vedação os cerca de 300 imigrantes que tinham conseguido aproximar-se dela.
Entretanto, do lado espanhol, a Guardia Civil levou a cabo uma operação “de contenção” na primeira vedação fronteiriça, sem feridos registados entre os agentes espanhóis, indicaram fontes daquela unidade.
A tentativa de entrada de mais de 700 imigrantes foi uma das mais numerosas dos últimos tempos, desconhecendo-se o destino destes subsaarianos que já fizeram pelo menos três tentativas nas últimas semanas.
As anteriores ocorreram nas madrugadas de 30 de outubro e 01 de novembro, quando 100 e 200 imigrantes, respetivamente, tentaram entrar na cidade autónoma espanhola de Ceuta pelo molhe fronteiriço de Benzú, sempre sem êxito, pela impossibilidade de se aproximarem da vedação.