Netanyahu estável após cirurgia para colocar pacemaker

Agência Lusa , PP
23 jul 2023, 08:23
Benjamin Netanyahu (Foto: Abir Sultan/AP)

"Vai permanecer sob supervisão médica no serviço de cardiologia", disse o hospital em comunicado

O estado de saúde do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que foi submetido a uma cirurgia para colocar um 'pacemaker', "é bom", anunciou hoje o hospital Sheba.

"Vai permanecer sob supervisão médica no serviço de cardiologia", disse o hospital em comunicado.

Netanyahu foi hospitalizado durante a madrugada para colocar um ‘pacemaker’, um pequeno aparelho para controlar e promover os batimentos cardíacos.

A notícia da operação surge cerca de uma semana depois de Netanyahu ter sido internado devido a desidratação.

O primeiro-ministro, de 73 anos, foi transportado de urgência, no dia 15 de julho, para o hospital Sheba, o maior hospital de Israel, situado perto de Telavive.

Na altura, o chefe do departamento de cardiologia do hospital, num vídeo transmitido pelo seu serviço, referiu que o coração do líder israelita estava “completamente normal”.

“Não se descobriu nenhuma arritmia (…), decidimos colocar-lhe um Holter subcutâneo para continuar a monitorização”, disse na altura o médico.

Netanyahu estava de férias com a família no Lago Kineret, no norte de Israel, quando uma onda de calor atingiu todo o país.

Em outubro do ano passado, o primeiro-ministro já tinha sido hospitalizado, depois de se sentir mal durante o jejum de Yom Kippur, o feriado mais sagrado do calendário religioso.

Benjamin Netanyahu, que venceu as eleições de novembro de 2022, com os seus aliados dos partidos ultraortodoxos e de extrema-direita, está a lutar internamente contra uma oposição implacável ao projeto de reforma judicial defendido pelo seu governo.

Entre outras, o primeiro-ministro é acusado de corrupção numa série de casos.

Netanyahu refuta as acusações e considera-se vítima de uma caça às bruxas.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados