Cidades Inteligentes, futuro sustentável?

Conteúdo patrocinado
25 out 2023, 10:57
ERSI

“Leading Cities and Communities”

Cidades inteligentes e sustentáveis - o futuro passa por um processo de urbanização nunca antes visto. Este foi o ponto de partida da conferência realizada pela Esri Portugal (Environmental Systems Research Institute), que recebeu Jack Dangermond, Presidente da Esri Inc, empresa líder mundial de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). O futuro das cidades foi discutido por municípios, faculdades e empresas privadas sobre como o avanço das tecnologias e as boas práticas sustentáveis proporcionam vários benefícios para a sociedade.

A Esri é pioneira na tecnologia que ajuda governos e autarquias a construir comunidades inteligentes

Mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas e consequentemente, os desafios ambientais, económicos e sociais requerem transformações significativas em todas as vertentes da sociedade. A Esri, é um dos principais pilares na modernização das cidades inteligentes através da sua poderosa tecnologia SIG, que agrega sinergias e resulta num planeamento urbano mais eficiente na melhoria da sustentabilidade ambiental, na aplicação da tecnologia nas áreas da gestão inteligente do território, educação e saúde, na melhoria das atividades económicas e ser um veículo para a partilha de dados importantes para o cidadão. “Ao criar e partilhar coletivamente conhecimento multidisciplinar, podemos tomar decisões mais inteligentes sobre a gestão do nosso mundo – construindo um sistema geoespacial digital colaborativo para todo o nosso planeta. Juntos, temos o poder de transformar a sociedade e projetar um futuro melhor e mais sustentável” explica Jack Dangermond, Presidente da Esri Inc.

Em Portugal, são cada vez mais os municípios atentos às novidades tecnológicas capazes de edificar cidades inteligentes, promotoras de um estilo de vida saudável, de uma utilização responsável dos espaços públicos, mas as empresas são o motor dessas mudanças. É o caso da Altice Portugal, que abre caminho para transformar as nossas cidades em autênticas smart cities. Da mobilidade, às energias renováveis, passando pela monitorização da poluição, até à gestão da água ou dos resíduos, a empresa de telecomunicações assume a tecnologia como um alicerce importante para a construção de uma sociedade de futuro sustentável. “Nós enquanto Altice temos promovido e temos sido um catalisador do aparecimento das smart cities através das nossas tecnologias, nomeadamente o 5G, e das parcerias que temos, porque as smart cities não se fazem só com um provedor de serviços e as autarquias. Nós temos a smart city como uma ferramenta fundamental, por um lado para a eficiência operacional e redução de custos das autarquias mas também para a melhoria de qualidade de vida dos cidadãos e para a sustentabilidade ambiental e social”refere José Pedro Nascimento, CTO da Altice Portugal.

Tecnologia ao serviço da planificação das cidades

A tecnologia está a forçar-nos a repensar a forma como vivemos juntos e como serão as nossas cidades do futuro. A informação e a quantidade de fluxo de dados disponíveis tem tido um crescimento gigante e novos modelos socioeconómicos estão interligados com alternativas digitais para fazer quase tudo o que quisermos online dentro do ambiente urbano em que vivemos, mas há que conseguir tirar partido deste novo paradigma. “O principal desafio que hoje enfrentamos em Portugal para construirmos cidades inteligentes e sustentáveis, é conseguir arranjar um modelo que dê resposta num contexto de elevada heterogeneidade da maturidade digital dos municípios. O grande desafio é tirarmos partido do grande potencial em termos de tecnologia, de capacidades analíticas e de inteligência artificial generativa, mas fazer isto num contexto de grande heterogeneidade para garantir que no final, todos conseguem tirar partido da oportunidade e conseguirmos por este meio ser atores da construção da ambicionada coesão territorial” comenta Miguel Castro Neto - Diretor da NovaIMS.

Jack Dangermond, Presidente da Esri Inc

Com mais de 50 anos de tecnologia e liderança de mercado, a Esri aposta na gestão do futuro através da transformação da informação. Jack Dangermond, Presidente da Esri Inc, explica a importância de um planeamento do território mais eficiente onde o conceito de comunidade ganha relevância.

As cidades existem há milhares de anos e não param de evoluir. Cada nova tecnologia desafia a fase em que a cidade se encontra, mas se evoluirmos juntos significa que encontraremos novas soluções para que esta mudança seja mais eficiente. No meu mundo, tudo se resume a mapas, as pessoas partilham mapas sobre o estado da água, sobre o nível de poluição do ar ou sobre o trânsito, e estes mapas são a nova linguagem, mas também um mecanismo que nos permite inter-relacionar dados de um departamento com o outro e isto é notável”. 

O futuro das cidades passa também pela transformação de velhos hábitos que ganham agora outra dimensão. O SIG integra numa única base de dados informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno que nos permitem abraçar a ajuda que a tecnologia nos dá sem perder o sentido da sociedade humana para o maior bem comum da nossa civilização. 

Empresas

Mais Empresas

Mais Lidas