"Para defender o território da NATO". Brigadas alemãs na Lituânia prontas para combater em 2027

Agência Lusa , HCL
18 dez 2023, 10:07
Tropas franceses em exercícios da NATO na Estónia (Getty)

"Nunca antes a Alemanha tinha colocado tropas de forma permanente fora da nação", afirmou o ministro da Defesa alemão que já tinha dito que Berlim estava pronto para ter, de forma permanente, 4 mil soldados na Lituânia

As principais unidades de uma brigada do exército alemão que se está a deslocar para a Lituânia vão começar a chegar em 2025 e vão estar totalmente prontas para combater em 2027, disse o ministro da Defesa lituano, Arvydas Anusauskas, numa conferência de imprensa esta segunda-feira.

Uma primeira equipa chegará na primavera de 2024, afirmou.

Já Boris Pistorius, ministro da Defesa alemão, em visita ao país, garantiu que "estamos prontos para defender o território da NATO", acrescentando que "nunca antes a Alemanha tinha colocado tropas de forma permanente fora da nação".

Entretanto, na mesma conferência, o ministro da Defesa lituano acrescentou que o país "terá de obter financiamento adicional para as infraestruturas destinadas aos soldados alemães, uma vez que o âmbito do projeto é maior do que o previsto".

Em junho, Pistorius tinha avançado que Berlim estava pronta para ter uma brigada militar permanente de 4.000 soldados na Lituânia, em coordenação com o planeamento de defesa da NATO. 

"A Alemanha mantém o seu compromisso enquanto membro da NATO, enquanto maior economia da Europa, de se disponibilizar para a proteção da frente leste", disse na altura o ministro alemão durante uma visita a Vílnius.

Europa

Mais Europa

Patrocinados