Grupo B: o que está em jogo frente à Alemanha

24 jan 2003, 20:25

Jogo decisivo para a selecção nacional este sábado Portugal pode decidir amanhã a sua posição no Grupo e equacionar cenários para a segunda fase.

Perdido o jogo frente à Islândia, por 28-29, considerado como uma «final» para a resolução do Grupo B e a passagem à segunda fase, o jogo deste sábado frente à Alemanha (15:15) veste-se de novo de cariz decisivo, podendo determinar se Portugal termina na terceira, segunda, ou mesmo na primeira posição. Tudo dependerá também do Alemanha-Islândia, na última jornada.

Neste momento, e antes do jogo decisivo frente aos germânicos, colocam-se vários cenários: terminar a primeira fase em terceiro (posição ocupada agora), o que implica encontrar os segundos e quartos do Grupo A, ou ser segundo, o que coloca a selecção nacional frente aos primeiros e terceiros do mesmo grupo. Há ainda a hipótese do primeiro lugar, ganhando à Alemanha e esperar que os germânicos batam a Islândia.

Ao fim da terceira jornada, falta a Portugal defrontar a Alemanha, actual líder, e a Austrália, neste momento no último lugar do grupo. A Islândia, segunda classificada, jogará frente ao Qatar e à Alemanha. Se a lógica imperar, as classificações ficarão como estão nos três primeiros, faltando encontrar a quarta equipa a passar à fase seguinte, a discutir entre o Qatar e a Gronelândia.

É preciso «jogar» também com as classificações do Grupo A. A Espanha lidera, à frente da Jugoslávia, da Tunísia e da Polónia. Usando de novo a lógica, e tendo em conta os jogos que faltam, os primeiros e segundos já deverão estar encontrados, sendo provável que Tunísia e Polónia troquem. Ou seja, que a Tunísia perca com a Jugoslávia e que Polónia bata Marrocos. A Espanha passará pelo Kuwait sem grandes problemas.

Outro factor a ter em conta é o número de pontos. Se Portugal passar em terceiro (tendo vencido entretanto a Austrália), fará par com a Alemanha frente aos adversários do Grupo A. Isto significa avançar sem acumular pontos e praticamente a obrigatoriedade de vencer os dois jogos (o primeiro, em princípio frente à Jugoslávia, já com dois pontos, no caso de vencer amanhã a Tunísia); os germânicos já terão dois pontos à melhor, considerando o cenário de ter batido Portugal. Se a selecção nacional passar em segundo, ou até em primeiro, com uma vitória sobre a Alemanha, isso significa dois pontos que transitam para a fase seguinte. Aqui, os adversários poderão ser a Polónia e a Espanha, por esta ordem.

Na segunda fase, passam aos quartos-de-final os dois primeiros de cada grupo. Para já, sabe-se que a próxima ronda de Portugal será disputada na Póvoa de Varzim, onde a selecção lusa vai continuar a trabalhar para o objectivo de terminar entre os sete primeiros, que dão direito a uma presença nos Jogos Olímpicos de Atenas, no próximo ano.

Patrocinados