Figura do Dia: a artista ex-Sporting que fez história para a Nova Zelândia

20 jul 2023, 14:17
Mundial feminino: Nova Zelândia-Noruega (AP)

Hannah Wilkinson marcou o único golo da vitória frente à Noruega, a primeira de sempre da seleção neozelandesa em mundiais

Hannah Wilkinson começou a jogar futebol quando era criança, para fazer companhia aos irmãos, e quem diria que sensivelmente duas décadas iria fazer história para o seu país, a Nova Zelândia?

É que a avançada de 31 anos marcou o único golo com que a seleção neozelandesa venceu esta quinta-feira a Noruega, na abertura do Mundial 2023. Um triunfo que dá a liderança do grupo e... a primeira vitória do país em Mundiais.

Mas a história podia ser bem diferente.

Wilkinson começou no futebol cedo, como já foi referido, mas podia ter sido pintora. A própria, aliás, diz que «é artista há mais tempo do que futebolista» e tem até obra feita, quando pintou um mural no Estádio Eden Park, em Auckland, para celebrar os três Mundiais femininos que a Nova Zelândia recebe nestes dois anos – futebol, críquete e râguebi.

Com talento para a música, Wilkinson acabou por optar pelo futebol, e em boa hora: além das 100 internacionalizações pela seleção, a avançada é ainda a maior goleadora da história do Melbourne City, ela que tem o passado ligado a Portugal. Em 20219/20, representou o Sporting: fez 16 golos em 20 jogos.

Nada mau, até porque fazer golos também é uma arte.

Este perfil foi escrito por Maree Mahony, que escreve para o RNZ, no âmbito da Guardian Experts' Network, que tem o Maisfutebol como representante português.

Relacionados

Patrocinados