Lionel Messi eleito melhor jogador do Mundial 2022

18 dez 2022, 18:33
Messi eleito melhor jogador do Mundial 2022 (EPA/Ronald Wittek)

Avançado marcou em todos os jogos da fase a eliminar, incluindo dois na final

Lionel Messi foi eleito melhor jogador do Mundial 2022, conquistado pela Argentina no desempate por grandes penalidades diante da França. 

O internacional argentino, que já tinha anunciado que este será o seu último Mundial, foi preponderante no terceiro título da Argentina, ao marcar em todos os jogos da fase a eliminar: oitavos, quartos, meia-final e final.

No total, Messi marcou sete golos. Na fase de grupos, marcou logo na abertura, na derrota diante da Arábia Saudita (1-2), depois voltou a marcar ao México (2-0) e ficou em branco diante da Polónia (2-0). Já na fase a eliminar, marcou à Austrália (2-1), aos Países Baixos (2-2) e à Croácia (3-0), antes de bisar na final diante da França (3-3).

Messi foi o primeiro jogador desde 1994 a juntar o título de melhor jogador ao título Mundial, o que não aconteceu nas últimas seis edições. O último jogador que tinha juntado os dois prémios foi Romário, no Mundial de 1994, no Estados Unidos.

Depois disso, a França foi campeã em 1998, mas o melhor jogador foi Ronaldo (Brasil); o Brasil foi campeão em 2002, mas o melhor jogador foi Oliver Khan (Alemanha); a Itália foi campeã em 2006, mas o melhor jogador foi Zidane (França); a Espanha foi campeã em 2010, mas o melhor jogador foi Diego Forlán (Uruguai); a Alemanha venceu em 2014, mas o melhor jogador foi Messi (Argentina); e a França foi campeã em 2018, mas o melhor jogador foi Modric (Croácia).

Além do prémio de melhor jogador, a FIFA deu ainda prémios a Enzo Fernández (melhor jogador jovem, Dibu Martinez (melhor guarda-redes) e Kylian Mbappé (melhor marcador).

Relacionados

Patrocinados