Mundial 2022: Croácia-Canadá, 4-1 (crónica)

27 nov 2022, 18:21

Galões croatas no «game over» canadiano

Foi preciso puxar dos galões, mas a Croácia, vice-campeã do mundo, conseguiu a primeira vitória no Mundial 2022, ao triunfar ante o Canadá, por 4-1.

A imagem mostrada diante de Marrocos, na primeira jornada (0-0), havia sido pálida, e os canadianos, por sua vez, chegavam com a fama de serem uma das seleções mais entusiasmantes do Qatar.

Fama sim, mas proveito não, uma vez que tinham perdido com a Bélgica, por 1-0.

O embalo canadiano

E essa tendência, diga-se, prolongou-se para os primeiros minutos do duelo deste domingo, que se realizou no Estádio Internacional de Khalifa.

Diga-se, aliás, que a tarde começou por ser histórica para a seleção do Canadá: aos dois minutos, assistido por Buchanan, Alphonso Davies subiu ao primeiro andar e cabeceou para o fundo das redes croatas. Depois de falhar um penálti ante os belgas, o jogador do Bayern Munique marcou o primeiro golo dos canadianos em Mundiais. História, lá está.

A avalanche croata

Com Stephen Eustáquio (FC Porto) e Steven Vitória no onze, o conjunto orientado por John Herdman aproveitou a embalagem e prosseguiu na sua cruzada por um futebol divertido e descomplexado, mas claramente pouco preparado para a avalanche croata que aí vinha.

Os comandados de Zlatko Dalic começaram por ameaçar aos 22 minutos, num golo anulado a Livaja, mas soltaram-se das amarras em que estavam presos definitivamente à meia-hora. A dinâmica alterou-se, a fluidez de jogo foi outra e a capacidade individual de jogadores como Modric, Kovacic, Perisic ou Kramaric fizeram o resto.

Isso, sejamos justos, e alguma ingenuidade canadiana, como uma criança deslumbrada pela primeira vez que brinca no parque – neste caso a segunda vez que joga um Mundial.

FILME E FICHA DE JOGO.

Primeiro aos 36 minutos, quando se distraíram e deixaram Kramaric praticamente sozinho na grande área. Perisic percebeu e ofereceu o empate ao colega de equipa. E depois aos 44 minutos, quando Juranovic pegou na bola no lado direito e foi galgando metros como se estivesse a correr sozinho no parque. Ninguém o desarmou, ninguém o derrubou e a bola acabou dentro da baliza, depois da bola ter sobrado para Livaja.

O sonho canadiano começava aí a complicar-se e, a bem da verdade, não mais voltou a pairar sobre os ares qataris, pelo menos daqueles que assistiam ao jogo afastados de qualquer paixão irracional que o futebol provoca.

Liderança confirmada para uns, «game over» para outros

É que a segunda parte foi jogada de cadeirinha por parte da Croácia, que pouco permitiu ao adversário e foi aproveitando sempre a desorganização defensiva canadiana para incomodar Borjan.

O guarda-redes do Canadá foi o melhor da sua equipa, conseguiu impedir até um resultado com outras dimensões, mas não ao ponto de evitar a goleada: Kramaric bisou aos 70 minutos e Majer fechou o resultado nos descontos, depois de um erro clamoroso de Kamal Miller.

O Canadá divertiu e entusiasmou, a fazer lembrar a tal criança ingénua, mas os erros defensivos clamorosos deitaram por terra toda e qualquer ambição de prolongar a estadia no Qatar. É «game over» para Eustáquio, Steven Vitória e companhia, que vão defrontar Marrocos já sem qualquer hipótese de apuramento.

A Croácia ameaçou dar outra vez uma imagem pálida, mas acordou a tempo de assumir a liderança deste grupo F com os mesmos pontos da equipa marroquina. Segue-se na ronda decisiva os belgas.

Relacionados

Patrocinados