Alemanha
Finalizado
2 - 0
Hungria

Bagnaia pode ser bicampeão do mundo já este sábado

23 nov 2023, 11:45
Jorge Martín e Bagnaia no GP de Valência (Alberto Saiz/AP)

Piloto italiano tem de fazer mais quatro pontos do que Jorge Martin na corrida sprint do GP da Comunidade Valenciana

Francesco Bagnaia pode sagrar-se bicampeão mundial de MotoGP na corrida sprint do Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

Para isso, o piloto italiano da Ducati tem apenas de fazer mais quatro pontos do que o espanhol Jorge Martin, da Ducati, este sábado.

 Bagnaia chega à última prova da temporada com 21 pontos de vantagem sobre Jorge Martin, numa altura em que estão ainda em discussão 37 pontos, 12 na corrida sprint e 25 na corrida principal.

A meio da temporada, o piloto italiano tinha 62 pontos de avançado e parecia ter o bicampeonato bem encaminhado, mas chega agora a Valência com 437 pontos, contra os 416 de Martín.

Caso chegue a domingo com pelo menos 25 pontos de vantagem, 'Pecco' Bagnaia, atual campeão mundial em título, renova o cetro, aos 26 anos.

Na pior das hipóteses, um sexto lugar na corrida sprint de sábado pode ser suficiente ao italiano, caso Jorge Martín não pontue.

Em sentido contrário, a tarefa do piloto madrileno é bem mais complicada. Jorge Martín precisa de recuperar 22 pontos e Bagnaia tem vantagem em caso de empate pelo número de vitórias conquistadas este ano.

O mais rápido é vencer no sábado e esperar que o italiano não pontue. Desta forma chegava com um défice de 10 pontos a domingo.

Aí precisava de vencer e esperar que Bagnaia fosse quarto ou pior. Ou, então, ser sexto, caso o italiano não pontuasse.

O favoritismo recai em Bagnaia, por ter a tarefa mais facilitada e por ser piloto de fábrica, enquanto Jorge Martín corre pela equipa Pramac, privada e satélite da Ducati.

Relacionados

Patrocinados